Desonol é indicado para o tratamento das lesões de pele sensíveis aos corticosteroides, atuando como anti-inflamatório e antipruriginoso (contra coceira).
O tipo e o local da lesão a ser tratada devem ser considerados ao escolher a forma farmacêutica mais adequada: o creme dermatológico destina-se ao tratamento de lesões agudas situadas em áreas úmidas.
Uso adulto e pediátrico - Uso tópico
Aplicar uma fina camada do produto sobre a área afetada, até que se verifique melhora dos sinais e sintomas.
Posteriormente, diminuir o número de aplicações.
Nota: se a lesão for superficial e de pouca extensão, a aplicação através de fricção é suficiente para extinguir o quadro.
No caso da dermatose exigir o uso de curativo oclusivo, recomenda-se cobrir a área afetada com plástico ou celofane após a aplicação do medicamento, deixando em contato pelo tempo estabelecido pelo médico.
A interrupção do tratamento deve ser gradativa, à medida que os sintomas forem desaparecendo e de acordo com a orientação médica.
Este medicamento é contraindicado para uso por pessoas com antecedentes de hipersensibilidade (alergia) à desonida, em lesões tuberculosas, sifilíticas e virais (como herpes, vacínia ou varicela) ou aos componentes da fórmula.
Não deve ser utilizado nos olhos ou nas áreas próximas a eles.
Se for diabético e se tem problemas no fígado deverá conversar com seu médico e verificar se há riscos maiores que os benefícios que Desonol pode oferecer.
Se houver desenvolvimento de irritação local, como coceira, vermelhidão ou ardência, o uso deste medicamento deve ser gradualmente descontinuado e uma nova terapia deverá ser instituída pelo médico.
Antes e após a aplicação do medicamento, lave as mãos cuidadosamente.
O produto destina-se exclusivamente para uso externo.
Não deixe entrar em contato com os olhos, nem utilize o produto nas áreas próximas aos mesmos.
Se acidentalmente o medicamento entrar em contato com os olhos, lave-os com bastante água.
A área da pele em tratamento não deve ser envolta em bandagens ou qualquer outro curativo fechado, a menos que seja indicado pelo médico.
Desonol na gravidez: apesar de não haver evidência de efeitos colaterais sobre a gravidez, a segurança do uso de Desonol nesse período ou durante a amamentação, ainda não foi estabelecida de modo definitivo.
Cada grama de Desonol creme dermatológico contém:
desonida ............................................................................ 0,5 mg
veículo q.s.p. ...................................................................... 1,0 g
(cera emulsificante não iônica, edetato dissódico di-hidratado, petrolato branco, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, trolamina, essência Veneza e água deionizada).
Apresentação: Desonol creme dermatológico 0,05%: embalagem com 10 g e 30 g.
Desonol espalha-se através da pele, agindo contra a inflamação.
Estes efeitos anti-inflamatórios incluem a inibição de processos iniciais como inchaço, dilatação de vasos sanguíneos como os capilares, movimento do sistema de defesa do organismo para a área inflamada, e formação de uma boa cicatrização favorecendo a ação do colágeno.
Se você usar uma dose muito grande deste medicamento acidentalmente, deve procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente.
O apoio médico imediato é fundamental para adultos e principalmente crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes.
Caso se esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível.
No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia.
Nunca utilize uma dose maior que a receitada pelo médico na esperança de ter um tratamento mais rápido, ou melhor.