Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
‌

Dexametasona

Bula

Para que serve?

Dexametasona em comprimidos ou elixir é indicado para o tratamento de alergias e inflamações e para o tratamento de sintomas de vários tipos de doenças, como problemas reumáticos e artríticos, de pele, nos olhos, glandulares, pulmonares, sanguíneos e gastrintestinais, em adultos e crianças.

Além disso, Dexametasona é indicada para o tratamento de qualquer doenças que responda ao tratamento com corticoides.

Posologia

A dose recomendada de Dexametasona em comprimidos ou elixir pode variar entre os 0,75 mg a 15 mg por dia e esta deve ser indicada pelo médico, pois depende da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Contraindicação

Dexametasona está contraindicada para pacientes com infecções causadas por fungos, pacientes que necessitem de tomar vacinas de vírus vivo durante o tratamento e para pacientes com histórico de sensibilidade a sulfitos ou a algum dos componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Dexametasona, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos ou menos de 18, tiver tuberculose ou se tiver suspeitas de ter a doença, tiver insuficiência cardíaca, níveis elevados de açúcar no sangue ou diabetes, pressão alta, úlceras no estômago ou outros problemas digestivos, tiver histórico de sarampo ou de catapora ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Dexametasona deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar problemas psicológicos como alterações de humor ou dificuldade de julgamento.

O tratamento com Dexametasona nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Dexametasona comprimidos por cada comprimido contém:

Dexametasona ________________________________ 0,5 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Celulose microcristalina, lactose, e estearato de magnésio).

Dexametasona elixir por cada 1 ml de solução contém:

Dexametasona ________________________________ 0,1 mg

Veículos ________________________________________ 1 ml

(Veículos: álcool etílico, sacarina sódica, ácido benzoico, glicerol, corante vermelho ponceaux, aroma de cereja e água de osmose reversa).

Mecanismo de ação

A Dexametasona é um corticoide sintético, que apresenta um potente efeito anti-inflamatório, anti-reumático e anti-alérgico.

Embora sua atividade anti-inflamatória seja acentuada, mesmo com doses baixas, seu efeito no metabolismo eletrolítico é leve.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Dexametasona, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Em caso de esquecimento

Caso se esqueça de tomar uma dose de Dexametasona, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Dexametasona nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.