Dexamex
Bula
Para que serve?
Na corticoterapia: Alegorpatias, reumatopatias, dermatopatias, oftalmopatias, endocrinopatias, pneumopatias, hemopatias, doenças neoplásicas, estados edematosos, incluindo edema cerebral, doenças gastrintestinais, durante período crítico de doenças inflamatórias intestinais.
Outras moléstias: Meningite tuberculosa com bloqueio subaracnóide ou iminente, quando simultaneamente acompanhada a quimioterapia antituberculosa adequada. Triquinose com comprometimento neurológico ou miocárdico. Durante exacerbação ou como tratamento de manutenção em determinados casos: de lupo eritematoso disseminado. Cardite aguda reumática. Prova diagnóstico de hiperfunção adrenocortical. Antiinflamatório e antipruriginoso tópico utilizado no tratamento de muitas formas de dermatoses. Prurido anogenital inespecífico, dermatose alérgica, tais como as dermatites de contato, dermatite atópica (eczema alérgico), neurodermatites, pruridos com liquenificações, dermatite eczamatóide, eczema alimentar, eczema infantil e dermatite actínica, tratamento sintomático da dermatite seborréica, miliária, impetigo, queimadura devida aos raios solares, picadas de insetos e otite externa (não havendo perfuração da membrana do tímpano). Esta preparação é recomendada como um auxiliar ao tratamento e não como uma substituição à orientação convencional.
Posologia
Comprimidos e Elixir: as doses são variáveis e devem ser utilizadas pelo médico de acordo com a enfermidade, idade, quadro clínico geral e resposta do paciente; a dose inicial varia de 0,75 mg a 9 mg ao dia, devendo ser reduzida gradativamente.
Creme dermatológico: aplicação tópica 2 a 4 vezes ao dia; se necessário cobrir o local com um curativo poroso (gase).
Contraindicação
Dexamex é contraindicada para pacientes portadores de hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula, portadores de tuberculose pulmonar ou cutânea, infecções virais tópicas ou sistêmicas (vaccinia, varicela e herpes simples), insuficiência cardíaca, úlcera péptica, osteosporose e diabete mellitus.
Avisos e Cuidados
Uso de Dexamex em mulheres grávidas ainda não é seguro, portanto recomenda-se nestes casos, antes da prescrição, uma avaliação dos fatores riscos/benefícios.
As crianças de qualquer idade, em tratamento prolongado com corticosteróides, devem ser cuidadosamente observadas quanto ao seu crescimento e desenvolvimento. Por isso o uso em crianças menores de 6 anos só é aconselhável quando não houver outra alternativa.
Os corticosteróides aparecem no leite materno e podem além de outros efeitos indesejáveis inibir o crescimento, portanto mulheres na fase de aleitamento não devem fazer uso do medicamento.
A redução gradual da posologia é necessária para se evitar o aparecimento de insuficiência adrenocortical secundária, acarretando redução do nível de defesa contra infecções, que pode resultar da retirada muito rápida do medicamento.
Creme é de uso exclusivo dermatológico, não sendo indicado para uso oftálmico ou em otites externas de pacientes com perfuração timpânica.
Durante o uso do medicamento por via oral pode ser necessária a restrição dietética de sal e a suplementação de potássio e cálcio.
Deve ser administrado com cautela em pacientes portadores de colite ulcerativa inespecífica.
Composição
Cada comprimido contém:
Dexametasona .................... 0,5mg; 0,75mg; 4,0mg.
Excipientes: amido de milho, dióxido de silício, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, celulose microcristalina, lactose.
Cada grama do creme dermatológico contém:
21-Acetato de Dexametasona ....................1mg.
Veículos: metilparabeno, propilparabeno, polawax, propilenoglicol, citrato de sódio, ácido cítrico anidro, cetiol V, água deionizada.
Cada ml do elixir contém:
Dexametasona base ....................0,1mg.
Veículos: Sacarina sódica, ciclanato de sódio, propilparabeno, vanilina, sorbitol 70%, álcool etílico, corante vermelho, ponceaux, essência de cereja, metilparabeno, água deionizada.
Superdosagem
São raros os relatos de toxicidade com altas doses do medicamento; caso ocorram, o tratamento é de suporte sintomático.