Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório
‌

Diazepam

Princípio Ativo: Diazepam

Tipo de Medicamento: Ansiolíticos

Bula

Para que serve?

Diazepam comprimidos é indicado para o alivio da ansiedade, tensão e outras queixas somáticas ou psicológicas associadas com a síndrome da ansiedade, e no tratamento de insônia, sintomas da abstinência de álcool, espasmo muscular, tensão, dor de cabeça, transtorno do pânico, tremores ou epilepsia mioclônica, em adultos. Diazepam também é indicado no pré-operatório e como sedativo leve.

Diazepam injetável é indicado para sedação, no alivio da tensão, da excitação, da ansiedade, do estresse agudo e para diminuir a lembrança de intervenções diagnósticas e terapêuticas, como endoscopia, procedimentos radiológicos, pequenas intervenções cirúrgicas, redução e deslocamentos de fraturas, intervenções cirúrgicas menores ou curativos em queimados, em adultos e crianças. Diazepam também é indicado como anticonvulsivante e como relaxante muscular.

Veja outros remédios que podem ser usados no tratamento da insônia.

Posologia

Diazepam comprimidos: a dose padrão recomendada de diazepam comprimidos para adultos é de 5 a 10mg por dia, podendo a dose ser aumentada até 5 a 20 mg por dia.

A dose recomendada de Diazepam depende da gravidade e do tipo de sintomas, e, por isso, deve ser sempre indicada pelo médico. A duração do tratamento deve ser sempre a mais curta possível, nunca excedendo um período máximo de 2 a 3 meses.

Diazepam injetável é usado apenas em hospitais, sendo que a dose padrão utilizada para adultos e adolescentes depende da gravidade, do tipo de sintomas e do peso corporal.

Veja como melhorar o efeito dos ansioliticos.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais do Diazepam incluem sonolência, cansaço extremo, relaxamento muscular e dificuldade para andar, tontura, confusão, depressão, agitação, irritação ou agressividade.

A administração intramuscular de Diazepam injetável, ocasionalmente pode provocar dor local e vermelhidão na região da aplicação.

Contraindicação

Diazepam está contraindicado para pacientes com psicoses, insuficiência respiratória grave, glaucoma, pacientes com historial de dependência de álcool ou drogas, assim como, para pacientes com alergia aos benzodiazepínicos ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, Diazepam comprimidos está também contraindicado para crianças entre os 0 e os 12 anos de idade.

Veja outros remédios que podem ser usados para tratar a ansiedade.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Diazepam​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, mais de 60 anos, tiver Miastenia Gravis, doença no fígado, doença nos rins, hipoalbuminemia, apneia do sono, asma, lesão cerebral, insuficiência respiratória, ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Diazepam deve evitar dirigir veículos e maquinas, e deve evitar a ingestão de álcool.

Os benzodiazepínicos como o Diazepam, podem causar dependência, tolerância, sintomas de abstinência ou amnésia, sendo que apenas devem ser utilizados segundo indicação médica.

O tratamento com Diazepam​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Composição

Diazepam comprimidos 5 mg

Cada comprimido de Diazepam 5 mg contém:
Diazepam _____________________________________ 5 mg
Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose, amido de milho, óxido de ferro amarelo e estearato de magnésio).

Diazepam comprimidos 10 mg

Cada comprimido de Diazepam 10 mg contém:
Diazepam ____________________________________ 10 mg
Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose, amido de milho, indigocarmin e estearato de magnésio).

Diazepam injetável 10 mg/2ml

Cada 2 ml de Diazepam solução injetável 10 mg contém:
Diazepam ____________________________________ 10 mg
Veículo ________________________________________ 2 ml

(Veículo: propilenoglicol, benzoato de sódio, álcool benzílico, álcool etílico, ácido benzóico, água para injeção).

Mecanismo de ação

Diazepam é um medicamento pertencente ao grupo das Benzodiazepinas que tem propriedades sedativas, anticonvulsivantes e ansiolíticas, que pode também atuar como relaxante muscular.

O modo de ação das Benzodiazepinas não se encontra totalmente esclarecido, no entanto sabe-se que atua como depressor no sistema-nervoso Central, provavelmente facilitando a ação do neurotransmissor ácido gamaaminobutírico - GABA. Este neurotransmissor pode ser responsável por induzir a inibição do sistema-nervoso Central, causando a sedação, sendo o mais importante inibidor da neurotransmissão no cérebro.

Diazepam comprimidos: Diazepam comprimidos começa a fazer efeito 15 a 45 minutos após administração, e a sua concentração máxima é atingida 30 a 90 minutos após administração e dura cerca de 2 a 3 horas.

Diazepam injetável: após a administração, Diazepam começa a fazer efeito 20 a 30 minutos após administração, e o seu tempo de meia vida é de 7 a 10 horas.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Diazepam​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Diazepam são: sonolência, confusão mental e letargia, ataxia, hipotonia, hipotensão, depressão respiratória, coma ou morte.

Laboratório

Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.:

SAC:0800 7720 289