Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório
‌

Duomo

Princípio Ativo: Mesilato de Doxazosina

Tipo de Medicamento: Anti-hipertensivo

Bula

Para que serve?

O Duomo é um medicamento que tem doxazosina na sua composição, indicada para tratar a hiperplasia benigna da próstata e a hipertensão.

Posologia

A posologia de Duomo depende do problema que se deseja tratar:

Hiperplasia prostática benigna:

A dose inicial recomendada é de 1 mg administrado em dose única diária, por via oral, a fim de minimizar a potencial ocorrência de hipotensão postural e/ou síncope. Conforme a resposta individual da pessoa, a dose pode ser aumentada após 1 ou 2 semanas de tratamento para 2 mg, e assim a intervalos similares para 4 mg e 8 mg, sendo esta a dose máxima recomendada.

Hipertensão:

A dose total varia de 1 a 16 mg diários. Recomenda-se uma dose inicial de 1 mg administrado em dose única diária por 1 ou 2 semanas, a fim de minimizar a potencial ocorrência de hipotensão postural e/ou síncope. Dependendo da resposta individual do paciente, a dose pode ser aumentada após 1 ou 2 semanas de tratamento para 2 mg, e assim a intervalos similares para 4 mg, 8 mg e 16 mg, até se obter a redução de pressão desejada. O intervalo de dose usualmente recomendado é de 2 a 4 mg diários.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Duomo são infecçõesdo trato respiratório e urinário, sonolência, tonturas, dor de cabeça, vertigens, palpitações, taquicardia, hipotensão, hipotensão postural, bronquite, tosse, dispneia, rinite, dor abdominal, má digestão, boca seca, náuseas, coceira generalizada, dor de costas, dor muscular, cistite, incontinencia-urinaria, cansaçõ, dor no peito, sintomas semelhantes aos de gripe e inchaço generalizado.

Contraindicação

O Duomo é um remédio que está contraindicado em pessoas com hipersensibilidade ao princípio ativo, outros tipos de quinazolinas ou a qualquer um dos excipientes, história de hipotensão ortostática, hiperplasia benigna da próstata e congestão concomitante do trato urinário superior e infecção crônica do trato urinário ou cálculos na bexiga.

Além disso, também não deve ser usado durante a gravidez e a lactação.

Pacientes com hipotensão apenas devem usar o medicamento para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata se o médico assim o indicar.

Também está contraindicado como monoterapia em pacientes com transbordamento da bexiga ou anúria com ou sem insuficiência renal progressiva.

Avisos e Cuidados

Este remédio deve ser usado com cautela em pessoas com edema pulmonar devido a estenose aórtica ou mitral ou com insuficiência cardíaca.

Também deve ser usado com cuidado em pessoas com insuficiência hepática ou renal ou que estejam a usar outros inibidores da 5-fosfodiesterase.

Pode ocorrer priapismo. Nestes casos, deve-se ir imediatamente ao médico.

Composição

Cada comprimido contém:

Mesilato de doxazosina * _______________________2,426 mg

Excipientes q.s.p___________________________1 comprimido

* Cada 2,426 mg de mesilato de doxazosina correspondem a 2 mg de doxazosina base.

(Excipientes: lactose monoidratada, amidoglicolato de sódio, laurilsulfato de sódio, estearato de magnésio e celulose microcristalina).

Mecanismo de ação

Hiperplasia prostática benigna

A HPB é uma causa comum de obstrução do fluxo urinário em homens de certa idade, que pode levar à retenção urinária e danos renais. O componente dinâmico da HPB está associado a um aumento no tônus muscular liso na próstata e no colo da bexiga. O tônus nesta área é mediado pelo adrenoreceptor alfa-1, que está presente em grande quantidade no estroma prostático, cápsula prostática e colo da bexiga. O bloqueio do adrenoreceptor alfa-1 pela doxazosina diminui a resistência uretral e pode aliviar a obstrução e os sintomas da HPB.

Hipertensão

A administração de doxazosina a pacientes hipertensos produz uma redução clinicamente significativa da pressão sanguínea como resultado da redução da resistência vascular sistêmica. Acredita-se que este efeito seja resultado do bloqueio seletivo de adrenoreceptores alfa-1, localizados nos vasos sanguíneos. Com dose única diária, reduções clinicamente significativas da pressão sanguínea são obtidas durante todo o dia até 24 horas após a administração.

Superdosagem

Caso a superdose resulte em hipotensão, o paciente deve ser imediatamente colocado na posição supina, com a
cabeça mais baixa.

Além disso, deve-se ir imediatamete à urgência médica.

Laboratório

Eurofarma Laboratórios:

SAC:0800 704 3876