Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório

Dupixent

Princípio Ativo: Dupilumab

Tipo de Medicamento: Doenças raras

Bula

Para que serve?

O Dupixent é indicado para o tratamento de dermatite atópica moderada a grave em doentes adultos que são candidatos a terapêutica sistémica.

Posologia

O tratamento deve ser iniciado por profissionais de saúde com experiência no diagnóstico e tratamento de dermatite atópica.

A dose recomendada de Dupixent para adultos é uma dose inicial de 600 mg, equivalente a duas injeções de 300 mg, seguida por 300 mg administrados em semanas alternadas sob a forma de injeção subcutânea.

O Dupixent deve ser administrado por injeção subcutânea na coxa ou no abdómen, à exceção da área de 5 cm à volta do umbigo. Se for outra pessoa a administrar a injeção, também pode ser utilizada a região superior do braço.

Para a dose inicial de 600 mg, deve-se administrar duas injeções de 300 mg de Dupixent consecutivamente em locais de injeção diferentes. Recomenda-se que se vá alternando o local de injeção.

O Dupixent não deve ser injetado em pele sensível ao toque, lesionada ou que tenha equimoses ou cicatrizes.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Dupixent são reações no local da injeção, dor de cabeça, secura, vermelhidão e coceira nos olhos e nas pálpebras, infecção dos olhos e feridas nos lábios e na pele.

Contraindicação

Este medicamento não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

O Dupixent não é recomendado em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade.

Avisos e Cuidados

Os doentes com infeções helmínticas preexistentes devem ser tratados antes de iniciarem o Dupixent. Se os doentes contraírem a infeção enquanto estão a receber tratamento com Dupixent e não responderem ao tratamento anti-helmintíco, o tratamento com Dupixent deve ser descontinuado até resolução da infeção.

Antes de fazer o tratamento, a pessoa deve informar o médico caso esteja a tomar outro medicamento ou tenha sido vacinado recentemente ou tencione ser vacinado.

Grávidas e mulheres que estejam a amamentar não devem usar este medicamento, a não ser que seja aconselhado pelo médico.

Composição

Cada seringa pré-cheia de 2 mL utilização única contém:

Dupilumab____________________________________300 mg

Excipientes______________________________________2 mL

(Excipientes: Cloridrato de L-arginina, L-histidina, Polissorbato 80, Acetato de sódio, Ácido acético, Sacarose, Água para preparações injetáveis.)

Mecanismo de ação

O Dupilumab é um anticorpo monoclonal humano recombinante do tipo IgG4 que inibe a sinalização da interleucina-4 e da interleucina-13.

Este remédio inibe a sinalização da IL-4 através do recetor de Tipo I e a sinalização da IL-4 e da IL-13 através do recetor de Tipo II.

A IL-4 e a IL-13 são citocinas essenciais de tipo 2 envolvidas na dermatite atópica que ao serem inibidas, impedem a manifestação da doença.

Superdosagem

Não existe tratamento específico para a superdosagem de Dupixent.

No caso de superdosagem, deve-se monitorizar a pessoa quanto a sinais ou sintomas de reações adversas e instituir imediatamente um tratamento sintomático apropriado.

Laboratório

Sanofi:

- SAC 0800-703 00 14