Ecalta
Bula
Para que serve?
Ecalta (anidulafungina) é indicado para o tratamento da candidíase (infecção causada pela Candida ssp. – um gênero de fungo) invasiva em pacientes adultos, incluindo candidemia (presença do fungo infectando o sangue).
Posologia
Cada frasco-ampola de Ecalta (anidulafungina) contém 100 mg de anidulafungina.
Ecalta apresenta-se na forma de pó liófilo, de cor branca a quase branca.
Ecalta sempre será preparado e administrado por um médico ou por um profissional de saúde especializado. Ecalta deve ser utilizado somente por infusão intravenosa (dentro da veia). Apenas para dose única.
Posologia
Ecalta deve ser administrado uma vez ao dia por infusão intravenosa. O tratamento é composto por uma dose de ataque de 200 mg no dia 1, seguida por dose de manutenção de 100 mg ao dia até seu final. Seu médico determinará a duração do tratamento e a quantidade de medicamento administrada por dia, e monitorará sua resposta e condições.
Uso na Insuficiência Renal e Hepática
Não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência hepática leve, moderada ou grave. Também não é necessário ajuste em pacientes com qualquer grau de insuficiência renal, incluindo aqueles submetidos à diálise. Nesse caso, Ecalta pode ser administrado independente do horário da hemodiálise.
Outras Populações Especiais
Nenhum ajuste de dose é necessário para pacientes adultos com base no sexo, peso, raça, idade ou ao fato de ser portador do vírus HIV.
Uso em Crianças e Adolescentes
A experiência em crianças é limitada. Até que dados adicionais estejam disponíveis, a utilização em pacientes com idade inferior a 18 anos não é recomendada, a menos que o potencial benefício justifique o risco.
Instruções no Esquecimento da Dose
O plano de tratamento é definido pelo médico que acompanha o caso. Se o paciente não receber uma dose deste medicamento, o médico deve redefinir a programação do tratamento. O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento.
Contraindicação
Ecalta (anidulafungina) é contra-indicado à pacientes com hipersensibilidade (alergia) a anidulafungina, a outras equinocandinas (por exemplo, a caspofungina) ou a qualquer outro componente da fórmula. Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância a frutose, não devem utilizar Ecalta.
Avisos e Cuidados
Reações Anafiláticas
Reações anafiláticas, incluindo choque (reação alérgica grave, com queda da pressão arterial) foram relatadas com o uso da anidulafungina. Se estas reações ocorrerem, o uso de anidulafungina deve ser descontinuado e deve ser administrado tratamento adequado. (vide “Reações Adversas). Foram relatados eventos adversos relacionados com a infusão de anidulafungina, incluindo rash (vermelhidão da pele), urticária (alergia da pele), rubor (vermelhidão), prurido (coceira), dispnéia (falta de ar), broncoespasmo (chiado no peito) e hipotensão (pressão baixa). Os eventos adversos relacionados com a infusão são infreqüentes quando a taxa de infusão da anidulafungina não excede 1,1 mg/minuto.
Caso haja alteração nos testes que avaliam a função hepática (do fígado) ela deve ser monitorada periodicamente. Se for observada uma piora dessa função seu médico avaliará se os benefícios do uso de Ecalta superam os riscos desse problema, ou não. Ecalta contém frutose. Se você tiver intolerância a algum açúcar, informe seu médico antes de utilizar Ecalta. Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância a frutose, não devem utilizar Ecalta.
Atenção: Ecalta contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em diabéticos.
Uso durante a Gravidez
Ecalta não deve ser utilizado durante a gravidez, a menos que indicado pelo seu médico. Informe imediatamente seu médico se engravidar durante o tratamento com Ecalta. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Uso durante a Lactação
Não se sabe se anidulafungina é excretada no leite materno humano, portanto Ecalta só deve ser utilizado durante a amamentação após avaliação médica.
Efeitos na Habilidade de Dirigir e Operar Máquinas
Não foram realizados estudos sobre a habilidade de dirigir e operar máquinas.
Composição
Cada frasco-ampola de Ecalta contém 100 mg de anidulafungina.
Excipientes: frutose, manitol, polissorbato 80, ácido tartárico, hidróxido de sódioa, ácido clorídricoa.
a = para ajuste de pH.
Superdosagem
Medidas de suporte gerais devem ser utilizadas quando necessário pelo seu médico. Ecalta (anidulafungina) não é dialisável (ou seja, não é retirado do organismo pela diálise).