Princípio Ativo: Maleato de Enalapril
Tipo de Medicamento: Anti-hipertensivo
O Enalamed comprimido é indicado no tratamento da hipertensão essencial, em todos os graus.
Além disso, também é indicado para hipertensão renovascular e insuficiência cardíaca em todos os graus, insuficiência cardíaca sintomática e sua prevenção.
Os comprimidos de Enalamed podem ser tomados antes, durante e após às refeições, pois sua absorção não é afetada pela ingestão de alimentos.
A dose inicial no tratamento da hipertensão essencial é de 10 a 20 mg, dependendo do grau de hipertensão, e pode ser dada uma vez ao dia.
Em hipertensão leve, a dose inicial recomendada é de 10 mg por dia.
A posologia de manutenção usual é de 20 mg tomados uma vez ao dia e deve ser ajustada de acordo com as necessidades do paciente, até o máximo de 40 mg por dia.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Enalamed são tontura, dor de cabeça, fadiga e cansaço.
Pode também ocorrer hipotensão, hipotensão ortostática, síncope, náuseas, diarreia, cãibras musculares, erupções cutâneas e tosse.
Enalamed é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade prévia ao enalapril, a qualquer outro inibidor da enzima conversora da angiotensina ou a qualquer componente presente na fórmula.
Além disso, também não deve ser usado em pacientes com histórico de edema angioneurótico relacionado a utilização de inibidores da enzima conversora de angiotensina e pacientes com angioedema hereditário ou idiopático.
É também contraindicado em grávidas e lactantes.
O Enalamed contém o corante amarelo que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
O médico deve ser informado se a pessoa tiver alguma alergia ou qualquer tipo de doença cardíaca, se estiver sendo submetido a hemodiálise ou sendo tratado com diureticos e se tiver apresentado recentemente diarreia ou vômito excessivos ou estiver a fazer alguma dieta com restrição de sal.
Se a pessoa sofrer de diabetes e estiver a tomar um antidiabético oral ou insulina, deve monitorar os níveis de glicose no sangue com frequência.
Antes de cirurgias e anestesias, o médico deve ser informado acerca da toma deste medicamento, pois pode ocorrer queda repentina da pressão arterial associada à anestesia.
Cada comprimido de 5 mg contém:
Maleato de enalapril____________________________5 mg*
Excipientes q.s.p________________________1 comprimido
*equivalente a 3,82 mg de enalapril
(Excipientes: bicarbonato de sódio, dióxido de silício, celulose microcristalina, estearato de magnésio, croscarmelose sódica e lactose).
Cada comprimido de 10 mg contém:
Maleato de enalapril __________________________10 mg*
Excipientes q.s.p________________________1 comprimido
*equivalente a 7,643 mg de enalapril
(Excipientes: bicarbonato de sódio, dióxido de silício, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose, croscarmelose sódica e corante vermelho Bordeaux).
Cada comprimido de 20 mg contém:
Maleato de enalapril___________________________20 mg*
Excipientes q.s.p:________________________1 comprimido
*equivalente a 15,287 mg de enalapril
(Excipientes: bicarbonato de sódio, dióxido de silício, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose, croscarmelose sódica e corante amarelo tartrazina).
O Enalamed tem na sua composição enalapril que é um medicamento que pertence ao grupo de fármacos denominados inibidores da enzima conversora de angiotensina. Desta forma, age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear sangue com mais facilidade para todas as partes do corpo, ajudando a diminuir a pressão alta.
O tratamento recomendado para a superdosagem é a infusão intravenosa de solução salina normal.
Se a ingestão for recente, deve-se induzir ao vômito.
Em caso de superdose, deve-se ir imediatamente ao médico.
SAC:0800 704 46 47