O Entocort em cápsulas é indicado para o tratamento da Doença de Crohn presente no íleo ou no cólon ascendente.
As cápsulas devem ser administradas por via oral e engolidas inteiras com água.
A dose diária recomendada na doença de leve a moderada é de 9 mg uma vez ao dia, pela manhã ou 4,5 mg duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite, por até 8 semanas.
Para prolongar a remissão da doença, recomenda-se uma dose de 6 mg, administrada uma vez ao dia, pela manhã. Em geral, o efeito completo é obtido dentro de 2 a 4 semanas.
Para substituir a prednisolona em pessoas que desenvolveram dependência aos medicamentos esteroides, a dose recomendada é de 6 mg, administrada uma vez ao dia pela manhã.
Para a prevenção de recorrência após cirurgia em pessoas com doença ativa, a dose recomendada é 6 mg, administrada uma vez ao dia pela manhã.
O tratamento com Entocort deve ser diminuído gradualmente antes da suspensão do tratamento, que nunca deve ser interrompido sem o conhecimento do médico.
Este remédio não deve ser usado em casos de infecções no intestino causadas por bactérias, vírus ou fungos e de alergias à budesonida ou aos outros componentes da fórmula.
O médico deve ser informado caso a pessoa tenha histórico de tuberculose, qualquer outra infecção recente, diabetes, doença do fígado, osteoporose, úlcera de estômago, pressão alta, glaucoma ou catarata.
Durante o uso de Entocort deve-se evitar o contato com pessoas com varicela e sarampo.
O uso deste medicamento pode ainda reativar alergias que estavam controladas.
Este medicamento deve ser usado com cuidado em pessoas com problemas no funcionamento do fígado e em diabéticos pois contém açúcar.
O Entocort pode causar doping.
Cada cápsula gelatinosa dura com microgrânulos contém:
Budesonida_____________________________________3 mg
Excipientes_____________________________q.s.p. 1 cápsula
(Excipientes: esferas de açúcar (320 mg), polimetacrílicocopoliacrilato de etila - acrilato de etila, talco, etilcelulose, trietilcitrato, polissorbato 80, citrato de acetiltributila, simeticona, óxido férrico e dióxido de titânio).
O entocort tem como ingrediente ativo a budesonida, a qual possui alta ação anti-inflamatória local.
A budesonida pertence a um grupo de medicamentos chamados de glicocorticoides, que são usados para reduzir inflamações.
Relatos de toxicidade aguda ou morte por superdosagem de glicocorticosteroides são raros.
Assim, a superdosagem mesmo em doses excessivas, não representa um problema clínico.
No caso de superdosagem, não há antídoto disponível. O tratamento consiste em lavagem gástrica imediata ou tratamento de suporte sintomático.