Princípio Ativo: Adapaleno + Peróxido de benzoila
Tipo de Medicamento: Tópicos
Epiduo gel é indicado para o tratamento tópico da acne vulgar.
O Epiduo gel deve ser aplicado sobre as áreas afetadas da pele, uma vez ao dia, no período da noite.
Para aplicar o gel, a pele precisa estar limpa e seca e com as pontas dos dedos aplica-se uma camada fina de gel, evitando o contato com os olhos e lábios. Na ocorrência de contato com os olhos, lábios ou locais sensíveis do corpo deve-se lavar abundantemente com água morna.
A duração do tratamento deve ser conforme a orientação do dermatologista, porque vai depender da gravidade das lesões na pele.
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): pele seca, dermatite de contato irritativa, ardência, irritação da pele, eritema e esfoliação da pele. A irritação é geralmente leve a moderada e costuma diminuir após as primeiras semanas de tratamento.
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): coceira e queimadura solar.
Reação desconhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis): inchaço na face, reações de contato alérgicas, inchaço das pálpebras, sensação de aperto na garganta, dispneia, dor de na pele (dor aguda), bolhas (vesículas), descoloração da pele, urticária, reação anafilática e queimadura no local de aplicação.
Diferentes graus de irritação cutânea podem aparecer após aplicação de EPIDUO gel, a intensidade é geralmente leve ou moderada, com sinais e sintomas de tolerabilidade locais: eritema (vermelhidão), ressecamento, descamação, queimadura no local de aplicação e dor na pele (dor aguda), sendo mais intensa durante as primeiras semanas e diminuindo espontaneamente.
Este medicamento não deve ser utilizado sobre a pele machucada, com cortes, arranhões ou em pessoas com alergia à substância ou algum dos componentes da fórmula.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe ao médico se você desconfia que possa estar grávida ou se planeja engravidar. Se você ficar grávida, deverá interromper imediatamente o uso do produto.
Este medicamento é contraindicado para menores de 9 anos de idade.
Durante o tratamento com este gel, deve ser evitado o uso de outras pomadas, cosméticos, ou outro tipo de gel, sobre as lesões que estão em tratamento.
Durante o tratamento, deve-se evitar a exposição excessiva à luz solar ou à radiação UV.
O produto causa descoloração do cabelo e roupas coloridas. Ocorrendo o contato, lave rapidamente com água. Lave as mãos após aplicação do produto.
Cada grama de Epiduo gel contém:
Adapaleno ______________________________________1 mg
Peróxido de benzoíla._____________________________25mg
Excipientes: _______________________________________1g
(Excipientes: docusato de sódio, edetato dissódico, glicerol, poloxâmer, propilenoglicol, copolímero de acrilamida, acriloildimetiltaurato de sódio, iso-hexadecano, polissorbato 80, oleato de sorbitana e água purificada).
Mantenha em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).
A superdosagem com Epiduo gel é rara, mas seu uso excessivo pode provocar vermelhidão, descamação e irritação grave na pele. Nestes casos, deve-se lavar a pele com água morna e informar o médico.
Para acelerar a resolução de efeitos adversos, podem ser usadas compressas frias na pele, utilizando água gelada. Após o desaparecimento dos sinais e sintomas da irritação, a frequência da aplicação do produto pode ser reduzida. Em caso de alergia, deve-se descontinuar permanentemente o tratamento com EPIDUO gel.