Princípio Ativo: vismodegibe
Geralmente e de acordo com indicação médica, a dose recomendada por dia é de 1 cápsula por dia.
Erivedge deve ser administrado por via oral, com ou sem alimentos. Você deve ingerir as cápsulas inteiras. Não é permitido triturar nem abrir as cápsulas em hipótese alguma.
REAÇÃO MUITO COMUM: Náuseas, diarreia, constipação, vômitos, dispepsia (má digestão), fadiga, redução de peso, redução de apetite, espasmos musculares (contrações fortes), artralgia (dor nas articulações), dor nas extremidades, disgeusia (alteração do paladar), ageusia (perda do paladar), amenorreia (ausência ou sensação anormal da menstruação).
REAÇÃO COMUM: dor abdominal, dor na parte superior do abdome, astenia (fraqueza), aumento de enzimas hepáticas, aumento de creatinina fosfoquinase sanguínea, desidratação, dor nas costas, dor musculoesquelética no peito, mialgia (dor muscular), dor na lateral do tronco, dor musculoesquelética hipogeusia (diminuição do paladar), madarose (perda de cílios ou da sobrancelha), crescimento anormal de pelos.
Erivedge não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade conhecida a vismodegibe ou a qualquer excipiente contido na fórmula do medicamento.
Erivedge não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando. Também não poderá engravidar e amamentar por 24 meses depois de receber a última dose de Erivedge. Este medicamento pode provocar morte do embrião e graves defeitos no desenvolvimento da criança.
Erivedge não deve ser coadministrado com erva-de-são-joão (Hypericum perforatum).
Enquanto você estiver recebendo Erivedge e por 24 meses depois da última dose, você não poderá doar sangue nem derivados de sangue (por exemplo, plaquetas).
Antes de fazer o tratamento, deve-se falar com o seu médico caso se pretenda doar sangue, caso se tenha alterações na pele que possam indicar a presença de carcinoma, em casos de intolerância a alguns açúcares, ou caso se esteja a fazer tratamento com outros medicamentos.
Além disso, nos casos de casais que planeiem ter um filho, devem ser alertados que as mulheres não devem ficar grávidas nos 24 meses após a última dose do tratamento e homens não devem doar sêmen durante o tratamento e até 2 meses após a última dose de Erivedge. O tratamento com Erivedge pode afetar a fertilidade de algumas mulheres, pelo que, após o tratamento não se sabe se estas podem engravidar.
O tratamento com Erivedge nunca deve ser interrompido sem conhecimento do médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Erivedge por cada cápsula contém:
Vismodegib ___________________________________ 150 mg
Excipientes _________________________________ 1 cápsula
(Excipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, laurilsulfato de sódio, povidona, amidoglicolato de sódio, talco, estearato de magnésio. Cápsula: óxido de ferro vermelho, dióxido de titânio, gelatina, tinta de impressão.
Erivedge em cápsulas duras deve ser conservado em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC. Mantenha o frasco bem fechado para proteger o medicamento da umidade.
O Erivedge é um medicamento que tem na sua composição Vismodegib, um composto que atua numa das proteínas responsáveis pelo crescimento e divisão das células cancerígenas.
O carcinoma basocelular desenvolve-se quando o DNA das células da pele normal fica danificado e o corpo não consegue reparar a lesão. Esta lesão pode alterar o modo como certas proteínas destas células funcionam e as células danificadas tornam-se cancerígenas e começam a crescer e a dividir-se.
Assim, Erivedge pode atrasar ou parar o crescimento das células cancerígenas, atuando com eficiência contra o câncer.
Em caso de toma excessiva de Erivedge, deve-se ir imediatamente ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.