Iquego-Etambutol
Bula
Para que serve?
IQUEGO - ETAMBUTOL é indicado no tratamento da tuberculose pulmonar, associado com outros medicamentos tuberculostáticos; meningite tuberculóide; e infecções micobacterianas atípicas.
Posologia
Crianças:
Até 25 kg: 25 mg/kg/dia;
entre 25 e 35 kg: 600 mg/dia;
entre 35 e 45 kg: 800 mg/dia.
Adultos:
Paciente acima de 45 kg: 1.200 mg/dia. A duração do tratamento sempre se prolonga por diversos meses, conforme os esquemas adotados.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Contraindicação
IQUEGO - ETAMBUTOL é contra-indicado para pacientes com história de hipersensibilidade ao etambutol. Pacientes com problemas oculares merecem avaliação cuidadosa antes da indicação deste tuberculostático. Não usar em crianças com menos de seis anos de idade pela dificuldade de se avaliar alterações visuais. Não é indicado em pacientes com neurite óptica, disfunção renal, na lactação.
IQUEGO - ETAMBUTOL não deve ser usado durante a gravidez.
Avisos e Cuidados
Na ocorrência de distúrbios gastrintestinais, o etambutol pode ser administrado com alimentos. Não fracionar a dose diária, administrá-la em dose única. Em pacientes com comprometimento renal ou hepático, as concentrações séricas aumentam e a meia-vida é prolongada; recomenda-se reduzir a posologia. Podem ocorrer sintomas de visão turva e diminuição da acuidade visual. O risco/benefício deve ser avaliado em situações clínicas como: gota, neurite óptica, e comprometimento renal. Monitorar os exames oftalmológicos e concentrações séricas de ácido úrico.
IQUEGO - ETAMBUTOL não deve ser usado durante a gravidez, a menos que os benefícios superem os riscos para o feto, segundo critério médico.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informe ao seu médico se está amamentando.
Composição
Cada comprimido revestido contém: Etambutol, Cloridrato (DCB 03642) 400 mg
Excipientes q.s.p. 1 comprimido (Excipientes: Amido, Celulose Microcristalina, Dióxido de Silício Coloidal, Talco, Povidona, Estearato de Magnésio, Eudragit E-100, Dióxido de Titânio, Corante Azul Laca nº 2, Polietilenoglicol, Acetona e Água deionizada).
Superdosagem
Não há relato de ocorrência. No caso de intolerância medicamentosa ao fármaco ou ao esquema de tratamento, consultar o “Manual de Normas para o Controle de Tuberculose” do Ministério da Saúde ( 2000).