Princípio Ativo: Etoricoxib
Tipo de Medicamento: Analgésicos
Exxiv é indicado para a dor, inchaço e inflamação nas articulações e músculos, no tratamento da osteoartrose, artrite reumatoide, espondilite anquilosante e da gota, em adultos e adolescentes com mais de 16 anos de idade. Exxiv também pode ser usado no tratamento da dor associada à cirurgia dentária.
Osteoartrose: a dose recomendada de Exxiv para adultos e adolescentes com mais de 16 anos de idade é de 30 mg, 1 comprimido de Exxiv 30 mg, por dia. Caso seja necessário, a dose de Exxiv pode ser aumentada até um máximo de 60 mg por dia, segundo indicação médica.
Artrite reumatoide e Espondilite anquilosante: a dose recomendada de Exxiv para adultos e adolescentes com mais de 16 anos de idade é de 90 mg, 1 comprimido de Exxiv 90 mg, por dia, nunca excedendo os 90 mg por dia.
gota: a dose recomendada de Exxiv para adultos e adolescentes com mais de 16 anos de idade é de 120 mg, 1 comprimido de Exxiv 120 mg, por dia, durante um período máximo de 8 dias.
Dor pós operatória na cirurgia dentária: a dose recomendada de Exxiv para adultos e adolescentes com mais de 16 anos de idade é de 90 mg, 1 comprimido de Exxiv 90 mg, por dia, durante um período máximo de 3 dias.
Deve engolir os comprimidos de Exxiv sem partir ou mastigar e com um copo de água.
Alguns dos efeitos colaterais de Exxiv incluem falta de ar, dores no peito, inchaço nos tornozelos, pernas ou pés, olhos e pele amarelos, dor abdominal forte ou presistente ou fezes negras, úlceras, vesículas ou inchaço na face, lábios, língua ou garganta, fraqueza e fadiga, tonturas, dor de cabeça, sintomas de gripe, diarreia, gases intestinais, náusea, má digestão, dor ou mal estar no estômago, azia, alterações nos resultados das análises de sangue, pressão alta, palpitações, nódoas negras e inflamação do alvéolo.
Exxiv está contraindicado para mulheres grávidas, pensando em engravidar ou amamentando, crianças e adolescentes com menos de 16 anos de idade, para pacientes com úlcera no estômago, hemorragias no estômago ou intestinos, pacientes com doenças graves no fígado, rins, intestinos ou no coração, pressão alta ou com doença cerebrovascular e para pacientes com alergia ao Etoricoxib, a outros componentes da fórmula ou a outros medicamentos anti-inflamatorios-nao-esteroides, como ácido acetilsalicílico ou outros inibidores da ciclo-oxigenase-2.
Antes de usar Exxiv, deverá falar com o seu médico se tiver mais de 65 anos, tiver intolerancia a alguns açucares, historial de úlcera ou hemorragia no estômago, estiver desidratado e com vômitos ou diarreia, tiver historial de doença cardíaca, de pressão arterial elevada, ou de doença leve ou moderada no fígado ou nos rins, estiver a tratar alguma infeção ou se tiver inchaço devido a retenção de líquidos, diabetes, colesterol elevado ou se for fumador.
Durante o tratamento com Exxiv, deve ter especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, uma vez que Exxiv pode causar tontura ou sonolência.
O tratamento com Exxiv nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.
Exxiv 30 mg
Cada comprimido de Exxiv 30 mg contém:
Etoricoxib ____________________________________ 30 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido
(Excipientes: 1,3 mg de lactose; Núcleo do comprimido: Hidrogenofosfato de cálcio anidro, Croscarmelose sódica, Estearato de magnésio, Celulose microcristalina; Revestimento do Comprimido: Cera de carnaúba, Lactose mono-hidratada, Hipromelose, Dióxido de titânio (E171) e Triacetina, indigotina (E132) e óxido de ferro amarelo (E172)).
Exxiv 60 mg
Cada comprimido de Exxiv 60 mg contém:
Etoricoxib ____________________________________ 60 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido
(Excipientes: 2,7 mg de lactose; Núcleo do comprimido: Hidrogenofosfato de cálcio anidro, Croscarmelose sódica, Estearato de magnésio, Celulose microcristalina; Revestimento do Comprimido: Cera de carnaúba, Lactose mono-hidratada, Hipromelose, Dióxido de titânio (E171) e Triacetina, indigotina (E132) e óxido de ferro amarelo (E172)).
Exxiv 90 mg
Cada comprimido de Exxiv 90 mg contém:
Etoricoxib ____________________________________ 90 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido
(Excipientes: 4,0 mg de lactose; Núcleo do comprimido: Hidrogenofosfato de cálcio anidro, Croscarmelose sódica, Estearato de magnésio, Celulose microcristalina; Revestimento do Comprimido: Cera de carnaúba, Lactose mono-hidratada, Hipromelose, Dióxido de titânio (E171) e Triacetina).
Exxiv 120 mg
Cada comprimido de Exxiv 120 mg contém:
Etoricoxib ___________________________________ 120 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido
(Excipientes: 5,3 mg de lactose; Núcleo do comprimido: Hidrogenofosfato de cálcio anidro, Croscarmelose sódica, Estearato de magnésio, Celulose microcristalina; Revestimento do Comprimido: Cera de carnaúba, Lactose mono-hidratada, Hipromelose, Dióxido de titânio (E171) e Triacetina, indigotina (E132) e óxido de ferro amarelo (E172)).
Exxiv é um remédio anti-inflamatorio não esteroide, que pertence ao grupo dos inibidores seletivos da ciclo-oxigenase-2, também conhecida como COX-2.
A ciclo-oxigenase-2 é uma enzima que é responsável pela produção de prostaglandinas, responsáveis pelos sintomas de dor, inflamação e febre. Assim, a inibição da ciclo-oxigenase-2, feita por Exxiv, vai diminuir a quantidade de prostaglandinas, e consequentemente, aliviar a dor, inflamação e febre.
Em caso de toma excessiva de Exxiv, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Exxiv deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Exxiv nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.
SAC:0800-0122232