Femiane é um anticoncepcional indicado para prevenir a gravidez.
A cartela de Femiane contém 21 drágeas. No verso da cartela encontra-se indicado o dia da semana no qual a drágea deve ser ingerida.
Deve-se tomar uma drágea por dia, aproximadamente à mesma hora, com auxílio de um pouco de líquido se necessário e seguir a direção das flechas, até que se tenham tomado todas as 21 drágeas, e de seguida realizar uma pausa de 7 dias. Neste período, cerca de 2 a 3 dias após a ingestão da última drágea de Femiane, deve ocorrer sangramento semelhante ao menstrual.
A nova cartela deve ser iniciada no oitavo dia, independentemente de ter cessado ou não o sangramento.
Se ficou com dúvidas veja com mais pormenor como se deve tomar o anticoncepcional corretamente.
Este anticoncecional não deve ser usado nas seguintes situações:
Além disso, este medicamento também é contraindicado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes.
Antes de iniciar o tratamento com Femiane, devem-se comunicar ao médico situações como uso de cigarro, diabetes, excesso de peso, pressão alta, inflamação das veias, veias varicosas, enxaqueca, epilepsia, história atual ou familiar de níveis altos de colesterol ou triglicérideos, algum familiar direto que tem ou já teve câncer de mama, doença do fígado ou da vesícula biliar; doença de Crohn ou colite ulcerativa, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome hemolíticourêmica, anemia falciforme, condição que tenha ocorrido pela primeira vez, ou piorado, durante a gravidez ou uso prévio de hormônios sexuais como, por exemplo, perda de audição, porfiria, herpes gestacional e coreia de Sydenham, tem ou já apresentou cloasma.
Existem antibióticos que podem cortar o efeito do anticoncepcional. Veja quais.
Cada drágea de Femiane contém:
Gestodeno___________________________________0,075 mg
Etinilestradiol__________________________________0,02 mg
Excipientes______________________________q.s.p. 1 drágea
(Excipientes: lactose, amido, povidona, estearato de magnésio, sacarose, macrogol, carbonato de cálcio, talco, cera montanglicol).
O Femiane é um contraceptivo oral combinado. Cada drágea contém uma combinação de dois hormônios femininos, o gestodeno, que é um progestógeno, e o etinilestradiol que é um derivado do estrogênio.
Estes hormônios atuam inibindo a ovulação e alterando o revestimento do útero.
Devido às pequenas concentrações de ambos os hormônios, o Femiane é considerado um contraceptivo oral de baixa dose.
Em caso de superdosagem podem ocorrer náuseas, vômitos ou sangramento vaginal.