Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Fenergan Xarope

Bula

Para que serve?

É utilizado como expectorante para tratar doenças e alergias do nariz ou brônquios que causam produção excessiva de secreções, levando a obstrução e dificuldade par respirar.

Posologia

A dose recomendada para adultos é de 1 ou 2 colheres de chá, a cada 2 ou 3 horas. Para alívio das tosses noturnas, basta uma dose de 2 colheres de chá antes de deitar.

Contraindicação

Não deve ser administrado em mulheres grávidas ou durante a amamentação e em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula. É também contraindicado em caso de diminuição dos valores do exame de sangue, retenção urinária, glaucoma de ângulo fechado e ingestão de bebidas alcoólicas.

No caso de crianças, o medicamento só deve ser utilizado apenas quando existe indicação do pediatra, pois a dose deve ser adequada para evitar o surgimento de efeitos colaterais graves.

Avisos e Cuidados

Antes de se iniciar o tratamento, deve-se informar o médico da existência de doenças e quais são os medicamentos que se está a tomar, em especial remédios tranquilizantes.

O uso do xarope deve ser feito com cuidado em doentes com diabetes, uma vez que tem na sua constituição açúcar.

Composição

Fenergan xarope contém por cada 5 ml, que corresponde a uma colher de chá:

Cloridrato de prometazina ______________________ 5,65 mg

- Equivalente a 5 mg de Prometazina

Sulfoguaiacol _________________________________ 45 mg

Excipientes ___________________________________ ml

(Excipientes: ácido cítrico anidro, essência de laranja, caramelo, citrato de sódio di-hidratado, álcool etílico 96º GL, sacarose líquida, ácido ascórbico, benzoato de sódio e água purificada).

Mecanismo de ação

Fenergan possui na sua fórmula Prometazina, que atua na dilatação dos bronquíolos e como descongestionante. Além disso, também contém Sulfoguaiacol, uma substância que ajuda a eliminar as secreções pulmonares.

Superdosagem

O uso de dose superior à indicada pode causar queda acentuada da pressão arterial, dificuldade em respirar, desmaio, convulsões, boca seca e prisão de ventre. No caso disto acontecer, deve-se ir imediatamente ao hospital.