Princípio Ativo: Fentanil
Tipo de Medicamento: Analgésicos
O Fentanil tem na sua composição citrato de fentanila, que é indicado para as seguintes situações:
Este medicamento está disponível também com o nome comercial Fentanest.
O Fentanil pode ser administrado por via espinhal, intramuscular ou intravenosa, dependendo da indicação, que dever ser realizado por um profissional de saúde.
Alguns dos fatores que devem ser considerados na determinação adequada da posologia devem incluir a idade, peso corporal, estado físico, condição patológica, uso de outros medicamentos, tipo de anestesia a ser utilizada e o procedimento cirúrgico envolvido, já que a dose pode variar para cada situação:
Pré-medicação:
Podem ser administradis 50 a 100 mcg (1 a 2 mL) por via intramuscular 30 a 60 minutos antes da cirurgia.
Componente de anestesia geral:
Como anestésico geral
Quando a atenuação da resposta endócrino-metabólica ao trauma cirúrgico é especialmente importante, doses de 50 a 100 mcg/kg (1 a 2 mL/kg) podem ser administradas com oxigênio e um relaxante muscular.
Anestesia regional : Administração Espinhal
Podem ser administrados 1,5 mcg/kg. Quando se necessita de uma complementação da anestesia regional, doses de 50 a 100 mcg (1 a 2 mL) podem ser administradas por via IM ou intravenosa lenta.
No pós-operatório
Podem ser administrados 50 a 100 mcg (1 a 2 mL) para o controle da dor, por via intramuscular. A dose pode ser repetida após 1 a 2 horas, se necessário. Quando se opta pela via espinhal, deve-se administrar 100 mcg (2 mL). Essa quantidade de 2 mL deve ser diluída em 8 mL de solução salina a 0,9%, resultando em uma concentração final de 10 mcg/mL. Doses adicionais podem ser aplicadas se houver evidências de diminuição do grau de analgesia.
Pacientes pediátricos
Para indução e manutenção em crianças de 2 a 12 anos de idade, recomenda-se uma dose reduzida de 20 a 30 mcg (0,4 a 0,6 mL) a cada 10 a 12 kg de peso corporal.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso de fentanil são náuseas, vômitos e rigidez muscular.
Com menos frequência pode ainda ocorrer sedação, tontura, diminuição dos movimentos voluntários, distúrbios visuais, diminuição ou aumentos dos batimentos cardíacos, arritmia, hipotensão, hipertensão, dor na veia, parada temporária da respiração, broncoespasmo, laringoespasmo, dermatite alérgica, confusão pós-operatória e complicação neurológica anestésica.
O citrato de fentanila é contraindicado em pacientes com intolerância a qualquer um de seus componentes ou a outros opioides.
Não é recomendado o uso deste medicamento em grávidas ou mulheres que estejam a amamentar e em crianças com idade inferior a 2 anos.
Devido ao risco de depressão respiratória, os pacientes sob efeito de citrato de fentanila devem receber vigilância médica adequada, devendo-se contar com equipamento para ressuscitação e antagonista opioide à disposição. Por este motivo, deve ser usado com cautela em pacientes com dpoc ou outras doenças que diminuam a capacidade respiratória.
Este medicamento pode também provocar bradicardia e hipotensão, por isso, deve ser usado com cautela em pacientes com bradiarritmia e hipovolêmicos.
O fentanil deve ser administrado com cautela em pessoas com comprometimento intracerebral.
Deve-se ter cuidado na administração deste medicamento juntamente com outros medicamentos que afetam os sistemas neurotransmissores serotoninérgicos.
Antes de dirigir veículos ou operar máquinas, devem passar pelo menos 24 horas desde a administração de fentanil.
Este medicamento pode causar doping.
O médico deve ser informado acerca de qualquer medicamento que a pessoa esteja a tomar.
Cada mL contém:
Citrato de fentanila_________________________78,5 mcg/mL*
*equivalente a 50mcgde fentanila
Excipientes_________________________________q.s.p. 1 mL
(Excipientes: água para injetáveis e cloreto de sódio.)
Em caso de superdosagem deve-se ser assistido imediatamente pelo médico.
- Telf.:00351 21 43 68 835 (Portugal)