Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Superdosagem
‌

Filinar Xarope Infantil

Bula

Para que serve?

Filinar (acebrofilina) possui ação broncodilatadora, mucorreguladora e expectorante, sendo indicada no tratamento sintomático das patologias agudas e crônicas do aparelho respiratório caracterizadas por fenômenos de hipersecreção, traqueobronquites, rinofaringites, laringotraqueítes, pneumoconioses e bronquiectasias, bem como nas patologias pulmonares acompanhadas de broncoespasmo, tais como: bronquite aguda, bronquite obstrutiva ou asmatiforme, asma brônquica e enfisema pulmonar.

Posologia

Crianças - xarope 5mg/mL:
1 a 3 anos: 2 mg/kg/dia, dividido em duas vezes ao dia.

3 a 6 anos: 5 mL, duas vezes ao dia.

6 a 12 anos: 10 mL, duas vezes ao dia

Contraindicação

Este medicamento é contra-indicado em casos de reconhecida hipersensibilidade a acebrofilina e/ou demais componentes das formulações, a outros derivados da xantina e em casos de hipertensão. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres em período de amamentação.

Avisos e Cuidados

O produto deve ser usado com cautela em pacientes que apresentam cardiopatias, hipertensão, hipoxemia grave, úlcera péptica, arritmia cardíaca, doença renal ou hepática, hipertireoidismo, infarto do miocárdio recente (menos de 6 meses), insuficiência cardíaca e em pacientes idosos. Recomenda-se não fumar durante o tratamento.

• uso durante a gravidez e lactação
Evitar o uso de filinar (acebrofilina) durante o primeiro trimestre da gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres em período de amamentação.

Composição

Xarope infantil 5 mg/mL- cada 1 mL contém 5 mg de acebrofilina.

Excipientes presentes em 1 mL: Açúcar, glicerina, metilparabeno, propilparabeno, aroma de groselha, corante vermelho, ácido cítrico e água deionizada.

Superdosagem

Em caso de superdosagem, não ocorrendo convulsões, recomenda-se a indução do vômito ou o uso de um agente laxante ou carvão ativado. Em caso de convulsão, deve-se assegurar a manutenção da respiração e administrar oxigênio e diazepam por via intravenosa. Monitorar a pressão arterial e hidratar o paciente.