Bula
Para que serve?
A finasterida é indicada para tratamento e controle da hiperplasia prostática benigna e para a prevenção de eventos urológicos para:
- reduzir o risco de retenção urinária aguda;
- reduzir o risco de cirurgias (incluindo ressecção prostática através da uretra e retirada total da próstata).
A finasterida causa regressão da próstata aumentada, melhora o fluxo urinário e melhora os sintomas associados à hiperplasia prostática.
Posologia
O comprimido revestido de finasterida é laqueado, redondo, pequeno e de coloração amarela. A posologia recomendada é de 1 comprimido de 5 mg diariamente. Embora possa ser observada melhora precoce, uma tentativa terapêutica de pelo menos seis meses pode ser necessária para se estabelecer se uma boa resposta foi ou não atingida. Posologia na insuficiência renal: Não é necessário ajuste da dose em pacientes com graus variados de insuficiência renal. Se você esqueceu de tomar uma dose, não tome dose extra. Tome o próximo comprimido como de costume. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.
Contraindicação
A finasterida é contra-indicada nos casos de hipersensibilidade a qualquer componente do produto. A finasterida é contra-indicada em mulheres e crianças.
Avisos e Cuidados
Mulheres que potencialmente podem engravidar, ou grávidas, não devem manusear comprimidos esfarelados de finasterida para evitar o risco de absorção
e lesões ao feto.
Gravidez e lactação: O produto é contra-indicado para mulheres; é desconhecido se a finasterida é excretada no leite materno. Este medicamento pode causar anormalidades nos genitais externos de fetos do sexo masculino quando administrado a uma mulher grávida.
Comprimidos de finasterida, esfarelados ou quebrados, não devem ser manuseados por mulheres grávidas ou que possam engravidar, devido à possibilidade de absorção da finasterida e do risco potencial subseqüente para o feto do sexo masculino. Os comprimidos são revestidos para prevenir o contato do ingrediente ativo durante o manuseio normal. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Uso pediátrico: O produto não é indicado para crianças
Composição
Cada comprimido revestido contém:
finasterida ........................................................................................................................... 5 mg
excipientes q.s.p. .................................................................................................... 1 comprimido
(lactose, laurilsulfato de sódio, croscarmelose sódica, povidona, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, polissorbato 80, óxido de ferro amarelo, silicona).
Superdosagem
Alguns pacientes receberam doses únicas de finasterida de até 400 mg e doses múltiplas de até 80 mg/dia durante três meses, sem efeitos adversos. Não há recomendação de qualquer terapia específica na superdosagem de finasterida.