Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Fitoscar

Bula

Para que serve?

Fitoscar é uma pomada cicatrizante indicada o tratamento de diferentes tipos de feridas, em adultos.

Posologia

Geralmente, é recomendada a aplicação de Fitoscar 2 a 3 vezes por dia, em quantidade suficiente para cobrir todo o ferimento, devendo a quantidade utilizada ser sempre a mínima possível.

Fitoscar deve ser aplicado de acordo com as seguintes indicações de utilização: começar por lavar bem as mãos com sabão e água corrente, retirar o curativo velho com cuidado e lavar o ferimento com água corrente ou soro, secando no fim com uma gaze limpa. Posteriormente, aplicar suavemente uma pequena quantidade de pomada em quantidade suficiente para cobrir todo o ferimento, colocar uma gaze esterilizada sobre o ferimento e enfaixar sem apertar muito.

Contraindicação

Fitoscar está contraindicado para mulheres grávidas ou amentando, para pacientes acamados, com escaras dos tipos III e IV, osteomielite, artrite séptica, celulite avançada, feridas com infecção, febre, batimentos cardíacos alterados, pressão alta ou baixa, pacientes com estado mental deteriorado, endocardite bacteriana, problemas de desnutrição, caquexia e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Fitoscar, deverá falar com o seu médico se tiver problemas de tiroide ou se estiver a tomar outros medicamentos.

O tratamento com Fitoscar nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Composição

Fitoscar por cada 1 g de pomada contém:

Extrato seco de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville a 50% __________________________________________60 mg
Excipientes ______________________________________ 1 g

(Excipientes: polietilenoglicol, propilenoglicol, metilparabeno e propilparabeno).

Mecanismo de ação

Fitoscar é um medicamento composto por extrato seco da planta Stryphnodendron adstringens Coville, também conhecida por barbatimão, uma planta com propriedades cicatrizantes, que possibilita a reepitelização da pele. Assim, Fitoscar pode ser usado como agente cicatrizante em grande variedade de feridas.

Superdosagem

Em caso de ingestão acidental de Fitoscar, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.