Princípio Ativo: Cafeína
Tipo de Medicamento: Analgésicos
O Flexalgin é um remédio indicado para o tratamento do reumatismo, em casos de dor na coluna lombar, osteoartrites, crise aguda de artrite reumatoide, crise aguda de gota e estados inflamatórios agudos pós-traumáticos e pós-cirúrgicos.
Além disso, este medicamento também pode ser usado como coadjuvante em processos inflamatórios graves resultantes de uma infecção.
A dose mínima diária recomendada é de 1 comprimido a cada 12 horas, podendo-se, eventualmente, reduzir o intervalo de toma para 1 comprimido a cada 8 horas ou a critério do médico.
A duração do tratamento não deve exceder os 10 dias.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Flexalgin são aumento das enzimas do fígado, dor de cabeça, tontura, insônia, tremor, dor, hemorragia e perfuração gastrintestinal, úlceras gastrintestinais, diarreia, má digestão, náusea, vômitos, prisão de ventre, gases intestinais, dor abdominal, febre, retenção de líquidos, inchaço, rash, coceira, anemia, distúrbios da coagulação, broncoespasmo, rinite, zumbido e doença viral.
Este remédio não deve ser usado em pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, em casos de insuficiência cardíaca, hepática ou renal grave e hipertensão arterial grave.
Além disso, também não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a outros anti-inflamatorios não esteroidais.
Não se recomenda o uso deste medicamento em crianças, grávidas e lactantes.
Este remédio deve ser usado com cautela em pessoas que tenham úlceras pépticas, porque elas podem ser reativadas pelo anti-inflamatorio.
Pessoas com trauma ou pressão alta no cérebro não devem fazer uso de Flexalgin, assim como as que possuem a atividade do citocromo CYP2C19 reduzida.
O uso prolongado de Flexalgin pode viciar e, sua descontinuação pode causar síndrome de abstinência, quando usado em altas doses e por período prolongado.
O uso concomitante com álcool e drogas depressoras do sistema-nervoso central não é recomendado.
É recomendável que os pacientes durante o tratamento com Flexalgin evitem dirigir veículos, assim como operar máquinas perigosas, pois o carisoprodol pode interferir com essas capacidades.
Cada comprimido contém:
Paracetamol___________________________________300mg
Carisoprodol___________________________________125mg
Diclofenaco sódico_______________________________50mg
Cafeína________________________________________30mg
Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipientes: croscarmelose sódica, lactose monoidratada, dióxido de silício, amido pré-gelatinizado, corante amarelo crepúsculo FD&C nº 6, estearato de magnésio e água purificada).
O Flexagina apresenta na sua composição carisoprodol, que é uma substância relaxante muscular, cafeína, que é um estimulante do sistema-nervoso central, que produz um estado de alerta mental e tende a corrigir a sonolência que o carisoprodol provoca, diclofenaco que é um anti-inflamatorio que combate a dor e a inflamação e o paracetamol que reduz a dor e a febre.
Em caso de superdose deve-se ir imediatamente ao médico.