Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Armazenamento
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Forxiga

Princípio Ativo: Dapagliflozina

Tipo de Medicamento: Diabetes

Bula

Para que serve?

Forxiga é indicado junto à dieta e à prática de exercícios para melhorar o controle glicêmico (controle dos níveis de açúcar no sangue) em pacientes com diabetes melitus tipo 2. Em monoterapia, ou em combinação com outros antidiabéticos quando a terapia existente juntamente com dieta e exercícios não proporciona controle glicêmico adequado.

Forxiga é indicado para prevenção de desenvolvimento ou agravamento de insuficiência cardíaca ( mau funcionamento do coração) ou morte cardiovascular e para prevenção de desenvolvimento ou agravamento de nefropatia (doença dos rins) em pacientes com diabetes melitus tipo 2.

Forxiga é indicado para o tratamento de doença renal crônica em pacientes adultos.

Posologia

A dose recomendada de Forxiga é de 10mg uma vez ao dia isoladamente ou em combinação com outros antiabéticos orais ou insulina. Na terapia de combinação, a dose inicial recomendada é de Forxiga 10mg e Metformina 500mg uma vez ao dia. Pacientes com controle glicêmico inadequado neste esquema de doses devem ter a dose de metformina aumentada de acordo com a avaliação do médico.

No tratamento da Insuficiência Cardíaca e Doença Renal Crônica, a dose recomendada de Forxiga é de 10mg uma vez ao dia, a qualquer hora do dia, independentemente das refeições.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Efeitos Colaterais

As reações adversas mais comuns relatadas em estudos clínicos foram: infecções genitais, infecções do trato urinário, dor nas costas, aumento da produção de urina.

Contraindicação

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes que tenha hipersensibilidade (alergia) a dapagliflozina ou a qualquer um dos componentes do medicamento.

Forxiga não é indicado para uso por pacientes com diabetes melitus tipo 1 e para o tratamento de Cetoacidose diabética.

Informe ao seu médico se tiver problemas renais graves e infecções do trato urinário com frequência.

Avisos e Cuidados

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica. Não deve ser usado no segundo e terceiro trimestres da gravidez.

Forxiga não deve ser usado durante a amamentação pois pode passar para o leite materno.

Informe ao seu médico outros medicamentos que estiver tomando incluindo medicamentos vendidos com ou sem prescrição médica, vitaminas e suplementos naturais,

Composição

FORXIGA 5mg: Cada comprimido revestido contém 6,15mg de dapagliflozina propanodiol, equivalente a 5mg de dapagliflozina.

FORXIGA 10MG: Cada comprimido revestido contém 12,30mg de dapagliflozina propanodiol, equivalente a 10mg de dapagliflozina.

Excipientes: celulose microcristalina, lactose, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, talco e óxido de ferro amarelo.

Armazenamento

Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC).

Mecanismo de ação

Forxiga é um medicamento que bloqueia o co-transportador sódio-glicose 2 (SGLT2) , uma proteína responsável pela reabsorção da glicose (açúcar) no rim, levando à eliminação do excesso de glicose na urina, melhorando o controle do diabetes melitus tipo 2. Esse bloqueio também reduz a pressão nos rins (glomérulos) e junto com um aumento da eliminação de água na urina, pode ter efeito benéfico na função renal e no coração.

Foi observado redução da quantidade de açúcar no sangue em jejum após uma semana de tratamento com Forxiga.

Superdosagem

Na ocorrência de uma superdosagem, devem ser iniciados tratamentos apropriados de suporte, de acordo com o estado clínico do paciente. Procure rapidamente o socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento.

Em caso de esquecimento

Se você deixar de tomar uma dose de Forxiga, tome-a assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da dose seguinte, pule a dose que esqueceu. Apenas tome a dose seguinte no horário normal. Não tome duas doses ao mesmo tempo. Converse com seu médico se tiver dúvidas sobre uma dose esquecida.

Laboratório

AstraZeneca do Brasil Ltda.