Franol é indicado para o tratamento da asma brônquica e do broncoespasmo que pode ocorrer na bronquite ou no enfisema, em adultos e crianças.
Geralmente, a dose recomendada de Franol é de 3 comprimidos por dia, administrados de 6 em 6 horas.
Os comprimidos de Franol devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.
A dose recomendada e a duração do tratamento com Franol devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da gravidade do problema a tratar e da resposta de cada paciente ao tratamento.
Franol está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, pacientes com transtornos cardíacos, doença coronariana, pressão alta, porfiria, hipertireoidismo, para pacientes em tratamento com remédios contendo xantinas e para pacientes com alergia ao Sulfato de efedrina, à Teofilina ou a algum dos componentes da fórmula.
Antes de usar Franol, deverá falar com o seu médico se tiver mais de 65 anos, tiver doenças do coração, rins, fígado, estômago ou próstata ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
O tratamento com Franol nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Franol por cada comprimido contém:
Sulfato de efedrina ______________________________ 15 mg
Teofilina _____________________________________ 120 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: talco, ácido esteárico, estearato de magnésio, amido de milho).
Franol tem na sua composição Sulfato de efedrina e Teofilina, compostos que provocam a dilatação dos vasos pulmonares e dos brônquios, aliviando assim os sintomas da asma brônquica.
Em caso de toma excessiva de Franol, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.