Fresenitol 20%
Bula
Para que serve?
Fresenitol é considerado medicação eficiente nos seguintes casos: insuficiência renal aguda por fatores extras renais; pós-operatório, pós traumático e tóxicos (envenenamento e intoxi-cação barbitúrica), nefropatias crônicas descompensadas; incompatibilidade transfusional, bloqueio renal dos queimados; edema cerebral; ataque de glaucoma, correção de hipotonias plasmáticas; ascite; edemas de causas cardíacas ou renais, com compensação cardíaca.
Fresenitol também é usado como agente de diagnósticos em provas de função renal, me-dindo o índice de filtração glomerular.
Em neurocirurgia reduz o conteúdo liquido do sistema nervoso central.
INDICAÇÕES COMPLEMENTARES
Nas intoxicações exogênas e endógenas sempre que estas possam levar a um quadro de insuficiência renal aguda. Nestes casos pode ser combinado à diálise peritoneal e outras medidas a critério médico.
Em oftalmologia é indicado no pré-operatório da hipertensão ocular, no pré-operatório de catarata e durante a cirurgia do deslocamento retiniano.
Posologia
Infusão intravenosa de 75-100 ml em 5 minutos. Se a quantidade de urina se mantiver abai-xo de 50 ml /hora, aplicar mais 50 ml de Fresenitol em 3 minutos. A dose média recomenda-da de Fresenitol é de 500 ml/ 24 horas.
Usar equipo de infusão com filtro.
Contraindicação
Anúria total, descompensação cardíaca grave, hemorragia intracraniana ativa, desidratação grave, congestão pulmonar, edema pulmonar grave, edema associado a fragilidade capilar ou permeabilidade de membranas anormais, prejuízo renal progressivo ou disfunção após terapia com manitol.
Manitol hiperosmótico não deve ser administrado com sangue total para transfusão.
Avisos e Cuidados
Idosos: Fresenitol não apresenta contra-indicações ou efeitos colaterais quando usado por pacientes com mais de 65 anos de idade, desde que atendidas as indicações e posologias descritas na bula.
A concentração da solução pode propiciar o aparecimento de cristais. Isso não indica altera-ção do produto. Nesse caso, antes de usar, a solução deverá ser aquecida em banho-maria com agitação para diluição dos cristais, estando adequada para uso após esta operação.
Composição
Cada 100 ml contém: Manitol 20 g
Água para injeção q.s.p. 100 ml
Osmolaridade teórica: 1098 mOsm/l
Superdosagem
A superdosagem de Fresenitol pode causar sobrecarga cardíaca e desenvolvimento de e-dema agudo no pulmão e alterações do equilíbrio hidroeletrolítico.
Dentre os sintomas relacionados são: náuseas, vômitos, arrepios, cefaléias e dores toráci-cas.
Em caso de superdosagem interromper imediatamente a administração do Fresenitol e pro-ceder a realização de inograma e hematócrito para corrigir as alterações. Técnica como he-modiálise pode eliminar o manitol e restabelecer o equilíbrio hídrico e osmolar.