O ganciclovir sódico é indicado na manutenção do tratamento da inflamação da retina causada por citomegalovírus em pacientes portadores do vírus da AIDS, desde que a retinite esteja estável após terapia de indução.
Além disso, também é usado na prevenção de doença causada por citomegalovírus em portadores do vírus da AIDS com risco de desenvolver essa doença e em pessoas que receberam transplante de órgãos sólidos.
O citomegalovírus é um vírus que pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo a retina do olho.
O ganciclovir sódico deve ser administrado por infusão via intravenosa durante 1 hora, por um profissional de saúde.
Dose padrão para tratamento de retinite por citomegalovírus e para prevenção em receptores de transplante:
Terapia de indução: A dose recomendada é de 5 mg/kg a cada 12 horas em pacientes com função renal normal, por 14 a 21 dias para o tratamento da retinite e 7 a 14 dias para a prevenção em receptores de transplante.
Tratamento de manutenção: A dose recomendada é de 5 mg/kg, uma vez ao dia, sete dias/semana, ou 6 mg/kg, uma vez ao dia, por cinco dias/semana.
Dosagens especiais:
Em pacientes com disfunção renal e idosos, as doses de indução e manutenção de ganciclovir sódico devem ser ajustadas.
O ganciclovir sódico não deve ser usado em pessoas com alergia conhecida ao ganciclovir, valganciclovir ou a qualquer outro componente da fórmula.
Devido à semelhança entre a estrutura química de ganciclovir sódico com aciclovir e valaciclovir, uma reação de hipersensibilidade cruzada entre esses medicamentos é possível.
Além disso, este remédio não deve ser usado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, a não ser que seja indicado pelo médico.
Antes de se iniciar o tratamento com o ganciclovir, o médico deve-se certificar se a pessoa tem algum problema renal ou possui outras doenças ou alergias.
O ganciclovir sódico pode causar diminuição na contagem dos glóbulos brancos, tornando o organismo mais propício a infecções e suprimir a produção de plaquetas, aumentando o risco de hematomas e sangramentos.
Durante o tratamento com ganciclovir sódico, não se deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois a habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
O ganciclovir sódico possui efeitos no sistema reprodutor. Quando usado em homens, pode diminuir o número de espermatozoides no sêmen, que pode vir a ser total e irreversível. Nas mulheres, não apenas pode causar infertilidade, como o uso durante a gravidez pode causar malformações do feto.
Cada frasco-ampola contém:
Ganciclovir sódico*______________________________546 mg
*equivalente a 500 mg de ganciclovir
Excipientes________________________q.s.p 1 frasco-ampola
(Excipientes: hidróxido de sódio).
Cada ampola de diluente contém:
Água estéril para injetáveis ________________________10 mL
O ganciclovir sódico é um medicamento antiviral que interrompe a reprodução do citomegalovírus e a sua invasão em células saudáveis.
Esse mecanismo pode prevenir a doença causada pelo citomegalovírus em pacientes com sistema imunológico debilitado ou pode diminuir a progressão da retinite.
A superdosagem com ganciclovir pode causar toxicidade evidenciada nos exames de sangue, alterações nos exames para avaliação da função do fígado e dos rins, dor abdominal, diarreia, vômitos, convulsões e tremores generalizados. Doses maiores que a recomendada podem levar a uma severa redução na contagem dos glóbulos brancos, podendo ser necessário hospitalização.