Gazyva é indicado para o câncer, no tratamento da leucemia linfocítica crônica, em adultos.
Gazyva é um medicamento para uso intravenoso, que apenas deve ser administrado segundo orientação médica, num hospital ou numa clínica, por um médico ou enfermeiro. O tratamento com Gazyva, é geralmente feito em conjunto com outro medicamento para o tratamento do câncer, o Chlorambucil.
Geralmente, Gazyva é administrado através de uma infusão lenta onde a quantidade de Gazyva administrar, o número de infusões e a duração de cada infusão vai depender da resposta de cada paciente ao tratamento, e estas devem ser indicadas pelo seu médico.
Gazyva está contraindicado para crianças com menos de 18 anos de idade, pacientes com alergia ao Gazyva ou a outros componentes da fórmula e para pacientes com historial de alergia a outras proteínas de rato.
Antes de usar Gazyva, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, tiver falta de ar, dificuldade em respirar, inchaço nos lábios, face, língua, erupção cutânea, coceira ou urticária na pele, tiver alguma infecção ou historial de infecções recurrentes como hepatite B, estiver a tomar ou se tomou recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica, medicamentos que afetem o sistema imunitário, que controlem a pressão sanguínea ou que previnem coágulos sanguíneos, tiver historial de doença no coração, pulmões, rins, fígado, arritmias cardíacas, angina no coração, pretender tomar ou se tomou recentemente alguma vacina ou se tiver alergia a substâncias como algumas comidas, corantes ou conservantes.
Gazyva é um medicamento que apenas é utilizado em conjunto com quimioterapia com Chlorambucil.
Durante o tratamento com Gazyva e 12 meses após o tratamento, deve utilizar métodos contraceptivos eficazes, para que a gravidez e a amamentação sejam evitadas durante este período de tempo.
Antes do tratamento com Gazyva, são geralmente administrados outros medicamentos que ajudam a reduzir as possíveis reações adversas a tratamentos com infusões. O tratamento com Gazyva nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Cada frasco de 40 ml de Gazyva contém:
Obinutuzumab ________________________________ 1000 mg
(Excipientes: histidina, cloridrato mono-hidratado de histidina, trehalose diidratada e poloxamer 188).
Gazyva é um anticorpo monoclonal que tem na sua composição a substância Obinutuzumab, que pertence ao grupo dos agentes anti-neoplásicos ou agentes anticancerígenos. Os anticorpos monoclonais são proteínas muito específicas, capazes de se ligar especificamente a outras proteínas do corpo. Gazyva é capaz de reconhecer e de se ligar muito especificamente à proteína CD20, uma proteína encontrada na superfície dos glóbulos brancos, também conhecidos como linfócitos B. Gazyva é assim capaz de interromper o crescimento anormal dos linfócitos B, uma vez que o crescimento anormal destas células está na origem da leucemia linfocítica crônica.
O tratamento com Gazyva apenas pode ser feito segundo supervisão médica, pelo que é pouco provável que ocorra uma administração excessiva deste medicamento. Contudo, caso ocorram alguns efeitos colaterais após a administração de Gazyva, contacte imediatamente o seu médico.
Caso aconteça faltar ou esquecer-se de ir a um tratamento para receber Gazyva, deve remarcar o tratamento com o seu médico logo que seja possível.