Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Armazenamento
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Gino-canesten 3 Creme Vaginal

Princípio Ativo: Clotrimazol

Tipo de Medicamento: Antifúngicos

Bula

Para que serve?

Gino-Canesten® 3 creme vaginal é indicado para o tratamento local de vaginite, infecção causada por fungos, geralmente do genêro Candida, localizada na área genital, cujo sintoma mais evidente é o aparecimento de corrimento. Esse corrimento é caracterizado por ser esbranquiçado, semelhante ao aspecto de leite talhado e geralmente acompanhado de coceira.

Gino-Canesten® 3 creme vaginal também é indicado para o tratamento local de vulvite, infecção localizada na área genital externa da mulher e em áreas próximas, e também de balanite, infecção localizada no pênis (glande e prepúcio) do parceiro sexual.

Posologia

A dose recomendada é de um aplicador cheio de creme vaginal o mais profundamente possível na vagina, uma vez por dia, à noite, ao deitar, durante 3 dias seguidos.

Recomenda-se a aplicação com a paciente deitada de costas e com as pernas ligeiramente dobradas.

Geralmente, há melhora nos sintomas causados pela infecção da vagina causada por fungos (como coceira, corrimento) dentro dos primeiros quatro dias após iniciar o tratamento. Se os sintomas persistirem por mais de 7 dias ou caso retornem dentro de 2 meses você deve procurar orientação médica. Infecções recorrentes podem indicar uma outra doença subjacente (doença que não se manifesta claramente). O tratamento não deve ser repetido sem orientação médica.

Para tratamento da vulvite da mulher ou da balanite do homem, o período de tratamento é de uma a duas semanas.

Se o tratamento for suspenso, os sintomas podem voltar, porque a infecção fúngica provavelmente não foi completamente tratada.

Efeitos Colaterais

Ocasionalmente podem ocorrer: dor abdominal (pouco comum), reação alérgica (rara), ardência (comum), coceira , eritema, irritação (pouco comum), inchaço, erupção cutânea e hemorragia vaginal (raro).

Frequência desconhecida: desconforto, descamação genital e dor pélvica.

Contraindicação

Este remédio não deve ser utilizado por pessoas que tenham alergia ao clotrimazol ou a qualquer um dos ingredientes do medicamento.

Avisos e Cuidados

Em caso de febre (38°C ou acima), dor no baixo abdômen, dor nas costas, corrimento vaginal mal cheiroso, náusea, hemorragia (sangramento) vaginal e/ou dor no ombro associada (pode estar relacionada a uma condição mais séria como endometriose) durante o uso do medicamento, consulte o seu médico.

Os componentes da formulação do creme vaginal (especialmente os estearatos) podem reduzir a eficácia de métodos contraceptivos de barreira à base de látex (por exemplo, preservativos ou "camisinhas" e diafragmas) e podem, portanto, reduzir a ação contraceptiva desses produtos quando utilizados ao mesmo tempo.

Gino-Canesten® creme vaginal não deve ser usado nos 3 primeiros meses de gravidez, exceto sob orientação médica. Durante a gravidez, não se deve fazer uso de aplicadores vaginais, portanto o tratamento com clotrimazol deve ser realizado somente com comprimido vaginal dose única sem o uso de aplicador. A amamentação deve ser descontinuada durante o tratamento com clotrimazol.

Composição

Cada 5 g de creme contêm 100mg de clotrimazol

Excipientes: : álcool benzílico, álcool cetoestearílico, polissorbato 60, octildodecanol, estearato de sorbitana, palmitato de cetila e água purificada.

Armazenamento

Conserve em temperatura ambiente (15°C a 30ºC)

Mecanismo de ação

O clotrimazol age contra fungos por meio da inibição da síntese do ergosterol. A inibição da síntese de ergosterol provoca dano estrutural e funcional da membrana citoplasmática.

Desta forma, inibe o crescimento e a multiplicação das células fúngicas, como leveduras, muitos outros fungos e algumas bactérias.

Geralmente há uma melhora nos sintomas causados pela infecção fúngica da vagina, como coceira, corrimento e sensação de queimação nos primeiros quatro dias após iniciar o tratamento.

Superdosagem

As seguintes reações adversas foram relatadas associadas com a ingestão de sobredose aguda de clotrimazol: Desconforto abdominal, dor no abdômen superior, diarreia, mal-estar, náusea e vômito.

Em caso de esquecimento

Se esquecer de aplicar uma dose de Gino-Canesten® 3 creme vaginal à noite, pode aplicá-la durante a manhã do dia seguinte, sem todavia utilizar uma quantidade maior de creme do que a indicada. Simplesmente continue o tratamento como recomendado.

Laboratório

Bayer S.A.:

- SAC 0800 7021241