Gino Kollagenase é uma pomada indicada para a limpeza de feridas no útero e na vagina, que promove a remoção de tecidos necrosados e a cicatrização de feridas em casos de pós-operatório ginecológico, cauterização, parto, vaginites e inflamações uterinas, em mulheres adultas.
Para o tratamento de feridas na pele não ginecológicas existe a versão Kollagenase pomada.
Aplicar o conteúdo de 1 aplicador cheio na vagina, cerca de 5 g de creme, 1 vez por dia, de preferência ao deitar. De acordo com indicação médica, o tratamento deve continuar até acabar o conteúdo de 1 ou 2 bisnagas de 30 g.
Gino Kollagenase deve ser administrado do seguinte modo: começar por retirar a tampa da bisnaga e encaixar o aplicador no bico da bisnaga, rosqueando-o. Seguidamente, encher o aplicador com o creme, puxando o êmbolo e apertando suavemente a bisnaga. Por fim, introduzir cuidadosamente o aplicador cheio na vagina, de preferência na posição deitada com as pernas abertas e elevadas, e pressionar o êmbolo do aplicador para transferir o creme para a vagina.
Gino Kollagenase está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, para crianças, pacientes com doença hematológica como doenças da medula óssea ou icterícia hemolítica, para pacientes com queimaduras extensas e para pacientes com alergia ao Cloranfenicol, à Colagenase ou a outros componentes da fórmula.
Antes de usar Gino Kollagenase, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver diabetes, estiver em estado debilitado ou se estiver a tomar outros medicamentos ou a aplicar outros medicamentos ou pomadas no local.
Durante o tratamento com Gino Kollagenase, deve manter uma higiene pessoal rigorosa, e nunca deve interromper o tratamento sem conhecimento do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Gino Kollagenase pomada por cada grama contém:
Colagenase ___________________________________ 0,6 U
Cloranfenicol _________________________________ 0,01 g
Veículo ________________________________________ 1 g
(Veículo: vaselina líquida, vaselina sólida).
Gino Kollagenase é um medicamento que tem na sua composição Cloranfenicol e Colagenase, compostos responsáveis pelas suas propriedades desbridantes.
A Colagenase presente na fórmula de Gino Kollagenase, é um composto que contribui para a formação de tecido de granulação, que ajuda na cicatrização de feridas, que foi obtido através da purificação de culturas de Clostridium histolyticum. Por outro lado, O Cloranfenicol presente na fórmula de Gino Kollagenase, é um antibiótico de largo espectro, eficaz no combate a infecções bacterianas locais que, podem estar presentes, agindo assim eficazmente contra uma vasta gama de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.
Assim, Gino Kollagenase trata-se de uma preparação proteolítica enzimática associada com Cloranfenicol, que promove a limpeza enzimática das áreas feridas, retirando ou dissolvendo enzimaticamente, necroses e crostas.
Em caso de aplicação excessiva ou ingestão acidental de Gino Kollagenase, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.