O Gino-Tralen é indicado para tratamento local de pacientes com infecções vaginais por leveduras.
Além disso, o tioconazol também pode ser uma alternativa para vulvo-vaginites causadas por Trichomonas vaginalis, sobretudo em infecções mistas.
A pomada deve ser aplicada à noite, antes de deitar, o mais profundamente possível, preferencialmente fora do período menstrual, em dose única.
Em pessoas que não apresentem melhoras, pode-se repetir a aplicação uma semana mais tarde.
Este remédio é contra-indicado em pessoas que apresentem hipersensibilidade a agentes antifúngicos imidazólicos ou a qualquer componente da fórmula.
Os componentes do óvulo e da pomada podem ser incompatíveis com preservativos de látex e diafragmas.
Este medicamento é eficaz no tratamento da candidíase vaginal durante a gravidez, mas só deve ser usado se recomendado pelo médico e deve ser utilizado com cautela durante o primeiro trimestre de gravidez.
Uma vez que muitos fármacos são excretados no leite materno, a amamentação deve ser descontinuada temporariamente durante o tratamento com tioconazol.
Cada 4,62g de Gino-Tralen pomada vaginal contém:
Tioconazol____________________________________300 mg
Excipientes________________________________q.s.p. 4,62 g
(Excipientes: vaselina branca e veegum F)
O tioconazol é um agente antifúngico sintético de amplo espectro que, in vitro, tem atividade fungicida contra leveduras e outros fungos, além de ter atividade contra microrganismos incluindo Staphylococcus spp., Streptococcus spp., Gardnerella vaginalis, Bacteroides spp. e Trichomonas vaginalis.
Em estudos clínicos, o tioconazol mostrou-se eficaz no tratamento de pacientes com infecções vaginais por leveduras, tais como Candida albicans ou outras espécies de Candida, Torulopsis glabrata e em infecções vaginais causadas por Trichomonas vaginalis.