O Glivec é indicado para o tratamento de leucemia mielóide crônica recentemente diagnosticada, leucemia linfoblástica aguda recentemente diagnosticada e tumores estromais gastrintestinais, não-ressecáveis ou metastáticos.
A dosagem recomendada de Glivec é de 400 mg por dia para pessoas com leucemia mielóide crônica, e 600 mg por dia para pacientes em fase acelerada ou em crise blástica, podendo a dose ser aumentada nos casos de falta de resposta ao medicamento.
Nos casos de leucemia linfoblástica aguda, a dose recomendada é de 600 mg por dia, e em pessoas com tumores estromais gastrintestinais não operáveis ou metastático, a dose recomendada de Glivec é de 400 mg por dia.
O Glivec é contra-indicado em pacientes com alergia ao imatinibe ou a qualquer um dos ingredientes do produto.
Além disso, também não deve ser usado na gravidez e em mulheres a amamentar.
O Glivec deve ser usado com precaução em pessoas com problemas de fígado, rim ou coração ou que estejam a tomar levotiroxina devido à retirada da tireóide.
Cada comprimido revestido de Glivec 400 mg contém:
Imatinibe______________________________________400 mg
Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipientes: celulose microcristalina, crospovidona, hipromelose, estearato de magnésio, dióxido de silício, óxido de ferro vermelho, óxido de ferro amarelo, macrogol, talco e hipromelose).
O Glivec tem na sua composição imatinibe, que inibe fortemente a atividade da tirosinoquinase Bcr-Abl, bem como diversos receptores e eventos celulares mediados pela ativação desses receptores.
Desta forma, vai prevenir a transdução de sinais de energia necessários para a proliferação celular e apoptose.
Em casos de superdosagem com Glivec, deve-se procurar imediatamente um médico.