Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
‌

Glucantime

Bula

Para que serve?

Leishmaniose tegumentar americana ou cutaneomucosa; leishmaniose visceral ou calazar.

Posologia

Adultos: a dose diária é de 60 a 100 mg de antimoniato de meglumina por kg de peso, ou seja, 12 a 20 ml de solução para um paciente de 60 kg, a injetar numa só vez. Crianças: (acima e 18 meses de idade): A dose diária a injetar, numa só vez, é de 2 a 3 ml de solução por 10 kg de peso. Nas duas primeiras aplicações, administrar apenas a metade das doses indicadas, a fim de verificar a sensibilidade do paciente pelo medicamento. O tratamento comporta, geralmente, duas séries de 10 a 20 injeções, no ritmo de 1 por dia, com repouso de 15 dias entre uma série e outra. As injeções devem ser aplicadas pela via intramuscular profunda. Superdosagem: devido à intoxicação pela dose muito elevada podem ocorrer sinais de lesão hepatorrenal, miocardite e polineurite. Em casos de superdosagem deve-se usar o antídoto BAL (dimercaprol), no paciente internado.

Contraindicação

Tuberculose pulmonar, insuficiência hepática ou renal grave e doença cardíaca grave. Miocardite, hepatite, nefrite e gravidez; pneumonia; crianças com menos de 18 meses.

Avisos e Cuidados

Devido aos riscos de intolerância ao antimoniato é recomendável iniciar o tratamento com doses baixas, aumentando progressivamente até se alcançar a dose recomendada. As duas primeiras injeções devem conter apenas a metade das doses indicadas, a fim de verificar a sensibilidade do paciente pelo medicamento. Um acompanhamento da creatinina, pesquisa de proteinúria e um controle eletrocardiográfico são necessários no decorrer do tratamento.

Composição

Cada ampola contém: antimoniato de meglumina1,5 g (correspondente a 425 mg de antimônio), excipiente q.s.p. 1 ampola. Excipiente: água bidestilada.