O Guttalax é usado no tratamento da prisão de ventre e para facilitar a evacuação intestinal.
Este remédio deve ser usado da seguinte forma:
A dose usual é de 10 a 20 gotas à noite.
A dose usual é de 5 a 10 gotas à noite.
A dose recomendada é de 0,25 mg por quilograma de peso corporal, à noite.
Este remédio não deve ser usado em pessoas com oclusão intestinal, obstrução intestinal, quadros abdominais cirúrgicos agudos como apendicite aguda, doenças inflamatórias agudas do intestino e desidratação grave.
Além disso, também não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a substâncias do grupo triarilmetano.
Como ocorre com todos os laxativos, o Guttalax não deve ser tomado diariamente, sem interrupção, durante períodos prolongados, já que o seu uso prolongado pode causar um desequilíbrio eletrolítico e hipocalemia, podendo precipitar o aparecimento de uma prisão de ventre de rebote.
O Guttalax não deve ser usado em crianças, mulheres grávidas e lactantes sem que seja prescrito pelo médico.
Interações medicamentosas:
O uso concomitante de diuréticos ou adrenocorticosteróides pode aumentar o risco de um desequilíbrio eletrolítico, se forem utilizadas doses excessivas do produto, podendo levar a um aumento da sensibilidade aos glicosídeos cardíacos.
O uso concomitante de antibióticos de amplo espectro pode reduzir a ação laxante do produto.
Cada mL de Guttalax contém:
Picossulfatosódico_______________________________7,5 mg
Excipientes_________________________________q.s.p. 1 mL
(Excipientes: benzoato de sódio, citrato de sódio di-hidratado, ácido cítrico monoidratado, sorbitol e água purificada).
Cada mL de Guttalax equivale a 15 gotas.
O Guttalax tem na sua composição picosulfol, que estimula o funcionamento do intestino, proporcionando um efeito eficaz e suave.
Atua localmente na mucosa do intestino, estimulando as contrações normais do intestino e promovendo o acúmulo de água e substâncias como o sódio e o potássio no intestino, estimulando a eliminação das fezes.
O início de ação deste medicamento ocorre de 6 a 12 horas após a ingestão.
No caso de administração de altas doses de Guttalax podem ocorrer diarréia, espasmos abdominais e uma significante perda de potássio e outros eletrólitos.
Após ingestão recente de altas doses, a absorção pode ser minimizada ou prevenida através de lavagem gástrica ou indução de vômito.
Eventualmente pode ser necessário reposição de líquidos e correção do desequilíbrio eletrolítico, principalmente em idosos e pessoas mais jovens.
A administração de antiespasmódicos pode ser útil.