Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento

Gynoflor

Bula

Para que serve?

Gynoflor é indicado para promover o desenvolvimento de Lactobacillus, ajudando a repor o equilíbrio biológico da flora vaginal, em mulheres na pré-menopausa.

Posologia

Aplicar o conteúdo de 1 comprimido vaginal, de preferência ao deitar, durante 6 dias consecutivos. Os comprimidos de Gynoflor, devem ser introduzidos profundamente na vagina, com o auxílio de dedeiras, de preferência na posição deitada com as pernas elevadas.

Contraindicação

Gynoflor está contraindicado para mulheres que não tenham atingido a maturidade sexual, para pacientes com doenças malignas na mama, vagina e útero, hemorragias vaginais desconhecidas e para pacientes com alergia ao ao estriol, ao Lactobacillus acidophilus ou a outros componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Gynoflor, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou a tomar outros medicamentos.

Composição

Cada comprimido vaginal de Gynoflor contém:

Lactobacillus acidophilus ______________________ 10 milhões
Estriol _______________________________________ 0,03 mg
Excipientes _______________________ 1 Comprimido vaginal

(Excipientes: lactose, celulose microcristalina, estearato de magnésio, carboximetilamido sódico e hidrogenofosfato dissódico).

Mecanismo de ação

Gynoflor é um medicamento que tem na sua composição Lactobacilos e Estriol, que ajudam na reposição da flora de Doderlein, restaurando assim o equilíbrio biológico do epitélio vaginal. A destruição da flora vaginal, ocorre geralmente devido a tratamentos com agentes antimicrobianos, doença geral grave, hábitos de higiene incorretos ou infeções locais.

A flora vaginal bacteriana, consiste geralmente em Lactobacilos acidófilos, capazes de transformar o Glicogénio da parede vaginal em Ácido Láctico. O meio ácido resultante, devido à produção de ácido lático, impede o crescimento de outros micróbios patogênicos, que podem causar doenças e infecções. Assim, Gynoflor repõe não só equilíbrio biológico da flora vaginal, como também pode ajudar no tratamento e prevenção de infecções.

Superdosagem

Na bula não são referidos efeitos de superdosagem.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Gynoflor, deve saltar a dose esquecida e esperar pelo horário da dose seguinte. As doses de Gynoflor nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.