O Hemitartarato de zolpidem comprimido é indicado para o tratamento da insônia, isto é, para aquelas pessoas que têm dificuldade em adormecer ou de permanecer adormecidas.
O hemitartarato de zolpidem deve ser tomado imediatamente antes de deitar.
A duração do tratamento deve ser o mais breve possível, não devendo exceder 4 semanas, incluindo o período de possível redução na dosagem.
Em alguns casos pode ser necessário ultrapassar o período de 4 semanas, mas isso só deve ser feito após uma reavaliação do estudo clínico da pessoa.
Adultos com idade acima de 65 anos ou com insuficiência hepática devem tomar apenas meio comprimido, o que equivale a 5 mg por dia. A dose somente deve ser aumentada para um comprimido em casos excepcionais, mas nunca deve exceder 10 mg por dia.
O tratamento não deve ser interrompido sem o conhecimento do médico, porque pode prejudicar o tratamento.
Este remédio não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade ao hemitartarato de zolpidem ou a qualquer outro componente da fórmula.
Além disso, também não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando e também não pode ser usado por crianças com menos de 15 anos.
Não é aconselhada a ingestão de álcool, benzodiazepínicos e de outros depressores do sistema nervoso central, pois isso pode modificar o efeito do hemitartarato de zolpidem.
O hemitartarato de zolpidem deve ser utilizado com cautela em portadores de insuficiência hepática e respiratória.
Este remédio pode causar dependência e tolerância, insônia de rebote, amnésia, reações paradoxais e de tipo psiquiátrico.
Interações Medicamentosas
a) Associações a serem evitadas
Deve ser evitada a ingestão concomitante de bebidas alcoólicas ou de medicamentos contendo álcool.
b) Associações a serem monitoradas cuidadosamente
Derivados morfínicos, como analgésicos, antitussígenos, terapia de substituição e barbitúricos aumentam o risco de depressão respiratória, o que pode ser fatal em casos de superdosagem.
Cada comprimido revestido de 10 mg contém:
Hemitartarato de zolpidem_________________________10 mg
Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipientes presentes em 1 comprimido revestido: lactose, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício coloidal, ácido succínico, estearato de magnésio, hiprolose, dióxido de titânio, macrogol).
O hemitartarato de zolpidem prolonga o estágio II do sono bem como os estágios de sono profundo (III e IV). Na dose recomendada, o hemitartarato de zolpidem não possui efeito sobre a duração total do sono de fase REM.
Após administração oral, o hemitartarato de zolpidem apresenta uma biodisponibilidade de aproximadamente 70%, com as concentrações plasmáticas máximas sendo alcançadas entre 0,5 e 3 horas.
Os sinais de superdosagem com hemitartarato de zolpidem são primeiramente caracterizados por depressão do sistema nervoso central, variando de sonolência ao coma.
Em casos mais leves, pode-se observar também confusão mental e letargia.
Os sintomas mais severos incluem: ataxia, hipotonia, hipotensão, depressão respiratória, raramente coma e, excepcionalmente morte.