Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Superdosagem
‌

Hepamax-S

Princípio Ativo: Heparina Sódica

Tipo de Medicamento: Anticoagulantes

Bula

Para que serve?

O Hepamax-S é um remédio indicado para evitar a formação de coágulos sanguíneos durante procedimento de hemodiálise em pacientes com insuficiência renal.

Posologia

A dosagem varia com a gravidade do caso, tempo de coagulação, peso e idade de cada pessoa, por isso deve ser o médico a determinar a dose mais eficaz de Hepamax-S.

A duração do tratamento varia dependendo da doença e da resposta individual ao tratamento.

Geralmente, o tratamento com heparina é continuado até a estabilização ou a regressão do processo tromboembólico. O tratamento tanto pode ter a duração de alguns dias, como de vários meses.

O conteúdo dos frascos-ampola e das ampolas pode ser diluído em outras soluções para injeção ou infusão intravenosa, devendo a preparação e administração ser realizados por um profissional de saúde.

Efeitos Colaterais

Ocasionalmente, podem ocorrer hemorragias durante o tratamento com heparina, como por exemplo, sangue na urina, sangramentos subcutâneos e pontos de injeção com aparecimento de manchas arroxeadas.

Os sangramentos insignificantes, não constituem motivo obrigatório para interrupção do tratamento com heparina. Conforme o caso, pode-se admitir a redução da dose. Diante de hemorragias de importância média, recomenda-se parar a administração da heparina e esperar que o efeito se esgote.

Além disso, pode também ocorrer queda de cabelo e sangramento gastrintestinal ou urinário durante a terapia anticoagulante.

Contraindicação

O Hepamax-S é contra-indicado em pacientes com tendência a sangramentos como hemofilia, trombocitopenia grave, icterícia, perigo de aborto, úlcera de estômago ou duodenal, doença do fígado, pressão do sangue elevada, mau funcionamento dos rins ou em pacientes que foram submetidos à operação dos rins, cérebro, medula espinhal e alergia à heparina.

Além disso, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Avisos e Cuidados

Deve-se ter cautela a administrar este medicamento em pessoas que apresentem algum sinal ou queixa de doença do fígado ou após intervenções da próstata, fígado e vias biliares.

Em pessoas em que diminua o número de plaquetas com tendência de tromboses arteriais, por ocasião da administração da heparina podem receber administração de heparina convencional e de baixo teor molecular somente após testes de agregação plaquetária in vitro. Em caso de resultado positivo, o Hepamax-S está contra-indicado.

Nestes casos, se a administração de heparina for absolutamente necessária, a mesma pode ser reiniciada.

O tratamento com este medicamento deve ser individual e não adaptável a outras pessoas.

A heparina não deve ser administrada por via intramuscular.

Uso na amamentação:
A heparina não é passada para o bebê através do leite materno. Mães que estejam amamentando devem informar ao seu médico.

Uso pediátrico:
A heparina demonstrou ser eficaz em crianças e nas doses recomendadas não provocou efeitos secundários ou outros problemas diferentes dos observados em adultos.

Uso em idosos:
Pode haver um maior risco de sangramento em pacientes acima de 80 anos de idade. Aconselha-se monitorização clínica cuidadosa.

Composição

Cada frasco-ampola ou ampola contém:

Heparina sódica_____________________________25.000 U.I.

Excipientes________________________q.s.p. 1 frasco-ampola

(Excipientes: cloreto de sódio, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, álcool benzílico, água para injeção)

Superdosagem

As hemorragias são os primeiros sinais de superdosagem, como hemorragias nasais, sangramento na gengiva, hematoma ou zonas púrpuras na pele, hemorragia menstrual forte ou inesperada.

Em casos de hemorragias graves, o médico deve ser comunicado, e as medidas a serem tomadas consistem em redução da dose, interrupção do tratamento e, em casos graves, neutralização com outro medicamento, protamina 1.000 U.I.