A Hidantina é indicada para a maior parte das formas de epilepsia de crianças e adultos, assim como em alguns casos de problemas cardíaco, como arritmias.
A dose recomendada de Hidantina comprimidos 100 mg para adultos é de 100 mg, 1 comprimido, 3 vezes por dia, podendo a dose ser aumentada para 200 mg, 2 comprimidos, 3 vezes por dia, caso seja necessário.
Para crianças com mais de 6 anos de idade, a dose recomendada de Hidantina comprimidos 100 mg é de 100 mg, 1 comprimido, 3 vezes por dia. Ao final de uma semana de tratamento, caso seja necessário, a dose pode ser aumentada para 100 mg, 1 comprimido, 4 vezes por dia. Para o caso de crianças com idade inferior a 4 anos, a dose recomendada é de 30 mg, cerca de 1/3 de comprimido que pode ser misturado com creme ou leite, 2 vezes por dia, podendo a dose de 30 mg ser administrada até 3 a 4 vezes por dia caso seja necessário.
Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água.
Hidantina está contraindicado para pacientes com historial de alergia à Fenitoína ou a outras hidantoínas ou a qualquer outro componente da fórmula, pacientes com bradicardia sinusal, pacientes com síndrome de Adam-Stokes, pacientes com bloqueio A-V de 2º e 3º graus, pacientes com bloqueio sino-atrial e em pacientes com doenças no fígado.
Antes de iniciar o tratamento com Hidantina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, for diabético, tiver os níveis de Albumina baixos, for de ascendência chinesa das etnias Han e Thai e tiver uma variante genética do alelo HLA-B*1502 ou se estiver a tomar outros medicamentos.
O tratamento com Hidantina nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico, e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Cada comprimido de Hidantina 100 mg contém:
Fenitoína ______________________________________ 100 mg
Excipientes _______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: amido de milho, carboximetilamido sódico, celulose microcristalina, talco, ácido esteárico, sílica coloidal anidra e estearato de magnésio. Revestimento: hipromelose).
Na bula não é indicada Farmacocinética.
Em caso de toma excessiva de Hidantina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, e os sintomas iniciais de sobredosagem incluem nistagmo, ataxia, disartria, tremor, hiperreflexia, sonolência, tonturas, letargia, afasia, visão turva, náuseas ou vómitos.
Caso se esqueça de tomar uma ou mais doses de Hidantina, deve saltar a dose esquecida e continuar a posologia indicada pelo seu médico. As doses de Hidantina nunca devem ser ingeridas a dobrar ou em horários muito próximos.