O creme de hidroquinonaé indicado no clareamento gradual de manchas como melasmas, sardas, lentigos senis, e outras condições em que ocorre hiperpigmentação por produção excesiva de melanina.
O creme deve ser aplicado em camada fina, na área a tratar, duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite, ou conforme orientação médica.
O produto deve ser utilizado até a despigmentação adequada da pele, devendo ser aplicado por mais alguns dias como dose de manutenção. Caso não seja observada a despigmentação esperada após 2 meses de aplicação do produto o tratamento deve ser descontinuado e o médico notificado.
Após o rompimento do lacre da bisnaga do creme, e sempre após o uso do produto, a tampa e o bico devem ser limpos com lenço de papel para evitar o escurecimento dos mesmos, o que é normal, devido à oxidação da hidroquinona quando em contato com o ar. Caso isto ocorra, o produto pode ser utilizado normalmente, tomando-se o cuidado de desprezar a parte escurecida do creme no bico da bisnaga
A hidroquinona não deve ser usada em pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula.
O produto não deve entrar em contacto com os olhos e caso aconteça, deve-se lavar com bastante água e ir imediatamente ao médico.
Além disso, este creme não deve ser usado na pele irritada e na presença de queimaduras solares. Na gravidez e na lactação também não é aconselhado o seu uso, a não ser que o médico indique.
Deve-se evitar a exposição solar enquanto se estiver a fazer o tratamento e caso não seja possível, é aconselhável usar um protetor solar, recomendado pelo médico.
Para avaliar a hipersensibilidade ao produto sugere-se aplicá-lo inicialmente em uma pequena parte de pele íntegra, na área que apresenta as manchas ou próximo a ela, por 24 horas. O aparecimento de leve vermelhidão não é necessariamente uma contraindicação, mas o tratamento deve ser suspenso se ocorrerem reações como coceira, inflamação excessiva ou formação de bolhas.
Em crianças menores de 12 anos, a segurança e a eficácia do uso de hidroquinona não foram determinadas.
Cada grama de creme dermatológico contém:
Hidroquinona___________________________________40 mg
Excipientes__________________________________q.s.p. 1 g
(Excipientes: padimato, oxibenzona, octinoxato, álcool estearílico, monoestearato de glicerila, éster de macrogol 400, estearato de sorbitana, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno, bissulfito de sódio, silicato de alumínio e magnésio, edetato dissódico di-hidratado e água).
O creme de hidroquinona é indicado para o clareamento gradual de melasmas ou cloasmas, que são manchas provocadas pelo sol ou por fontes artificiais de irradiação, que comprometem o rosto, sendo comuns em homens e mulheres.
A hidroquinona é uma substância que atua como um substrato da tirosinase, competindo com a tirosina e inibindo a formação de melanina, responsável pela coloração da pele.
Não foram relatadas reações adversas sistêmicas com o uso de hidroquinona tópica. Entretanto, o creme deve ser aplicado em pequenas partes do corpo, visto que alguns pacientes apresentaram eritema transitório e uma leve sensação de queimação.