Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Hioscina

Princípio Ativo: Butilbrometo de escopolamina

Tipo de Medicamento: Antiespasmódicos

Bula

Para que serve?

Hioscina é indicada para o tratamento da cólicas no estômago, no intestino, nos órgãos sexuais e urinários e espasmos das vias biliares, em adultos e crianças com mais de 6 anos de idade.

Além disso, outro remédio para aliviar as cólicas pode ser o Buscopan.

Posologia

Geralmente, a dose recomendada para adultos e crianças com mais de 6 anos de idade é de 1 a 2 comprimidos, 10 a 20 mg, administrados 3 a 5 vezes por dia.

Os comprimidos de Hioscina devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Hioscina podem incluir reações de alergia na pele como vermelhidão, urticária, inchaço e coceira na pele, alterações dos batimentos do coração, boca seca, alterações na produção de suor ou dificuldade para urinar.

Contraindicação

Hioscina está contraindicado para crianças com diarreia aguda ou persistente, pacientes com miastenia gravis, megacólon ou dilatação do intestino grosso e para pacientes com alergia ao Butilbrometo de escopolamina ou a algum dos componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Hioscina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver tendência ao glaucoma, obstruções intestinais ou urinárias ou aceleração do ritmo do coração ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Antes ou durante o tratamento com Hioscina, caso a dor abdominal forte e de causa desconhecida persistir ou piorar, ou se esta estiver acompanhada de sintomas como febre, náusea, vômito, alterações no movimento dos intestinos, sensibilidade abdominal, abaixamento da pressão arterial, desmaio, ou presença de sangue nas fezes, deve interromper o tratamento e consultar o médico.

O tratamento com Hioscina​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Hioscina por cada comprimido contém:

Butilbrometo de escopolamina _____________________ 10 mg

- Equivalente a 6,89 mg de Escopolamina

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: ácido tartárico, amido, celulose microfina, dióxido de silício, manitol, povidona, estearato de magnésio, macrogol 6.000, talco, dióxido de titânio e Eudragit E-100).

Mecanismo de ação

Hioscina é tem na sua composição Butilbrometo de escopolamina, um composto que promove alivio rápido e prolongado de dores, cólicas e desconforto abdominal.

Após a sua administração oral, o seu início de ação no aparelho digestivo ocorre cerca de 20 a 80 minutos após a ingestão.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Hioscina​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Hioscina podem incluir boca seca, problemas de visão, taquicardia ou dificuldade para urinar.

Em caso de esquecimento

Caso se esqueça de tomar uma dose de Hioscina, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Hioscina nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Laboratório

Fundação Para o Remédio Popular - FURP:

- SAC:0800 055 1530