Pode ser usado em crianças com estatura baixa ou falha de crescimento devido à falta de hormônio de crescimento, síndrome de Turner ou baixa estatura idiopática. Assim como em adultos com deficiência de hormônio de crescimento.
Deve ser administrado através de injeção por debaixo da pele, devendo o local de administração ser rodado regularmente para não causar reação.
A dose varia de acordo com a doença, podendo ser:
No caso de deficiência de hormônio de crescimento em adultos, a dose deve ser sempre indicada pelo médico de acordo com as características físicas.
Não deve ser usado em crianças com Síndrome de Prader-Willi com grave comprometimento respiratório ou obesidade, crianças que tenham já terminado fase de crescimento, presença de câncer, retinopatia devido a diabetes e em caso de alergia a qualquer componente da fórmula.
Antes de se iniciar tratamento deve-se ter em consideração:
É necessário avaliar regularmente o funcionamento da tireóide e produção de hormônio tireoideu, produção de cortisol pelas glândulas supra-renais e funcionamento do pâncreas.
Cada injeção de Humatrope pode conter 5 mg, 12 mg ou 24 mg de hormônio de crescimento.
Humatrope contém hormônio de crescimento sintético que atua no organismo aumentando os efeitos do hormônio de crescimento produzido naturalmente, levando ao crescimento dos ossos, órgãos e regulação de outros hormônios.
Em caso de se tomar dose superior à indicada, inicialmente podem aparecer sintomas relacionados com a falta de açúcar no sangue, como visão embaçada, tonturas ou cansaço e, de seguida, elevação acentuada dos níveis de açúcar no sangue. A longo prazo podem surgir sinais de gigantismo e órgãos muito grandes. Caso isto aconteça, deve-se consultar o médico imediatamente.