Ibrutinib é indicado para o câncer, no tratamento do Linfoma das Células do Manto e Leucemia Linfocítica Crônica, em adultos.
Os comprimidos de Ibrutinib devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar e de preferência sempre à mesma hora.
Tratamento do Linfoma das Células do Manto
Tratamento da Leucemia Linfocítica Crônica
As quantidades de Ibrutinib a utilizar e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo seu médico, pois dependem do tipo de câncer a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.
Ibrutinib está contraindicado para crianças e adolescentes, pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula e para pacientes em tratamento com medicamentos derivados de plantas para o tratamento da depressão contendo Erva de S. João.
Antes de usar Ibrutinib, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver com frequências manchas roxas na pele ou sangramentos, tiver historial de batimentos cardíacos irregulares, insuficiência cardíaca grave, doenças ou problemas no fígado ou rins, foi recentemente submetido a cirurgia ou se estiver a planear ser submetido ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
Durante o tratamento com Ibrutinib deve evitar a ingestão de toranjas ou laranjas de Sevilha, devendo evitar a ingestão do fruto, do sumo ou de suplementos que possam conter estes frutos. Além disso, durante o tratamento com Ibrutinib, mulheres em idade fértil devem utilizar um método contraceptivo altamente eficaz, sendo recomendada não só a utilização de um contraceptivo hormonal, como também a utilização de um método contraceptivo barreira como o preservativo.
Durante o tratamento com Ibrutinib deve evitar dirigir veículos ou maquinas pois este medicamento pode causar cansado ou com tonturas.
Ibrutinib por cada cápsula contém:
Ibrutinib ____________________________________ 140 mg
Excipientes ________________________________ 1 cápsula
(Excipientes: conteúdo da cápsula: croscarmelose sódica, estearato de magnésio, celulose microcristalina, laurilsulfato de sódio; invólucro da cápsula: gelatina e dióxido de titânio (E171); tinta de impressão: goma-laca, óxido de ferro preto (E172) e propilenoglicol).
Ibrutinib é um composto capaz de bloquear uma proteína do corpo, a proteína tirosina cinase de Bruton, uma proteína responsável por ajudar as células do cancro a viver e a crescer. Ao bloquear esta proteína, Ibrutinib ajuda a matar e a reduzir o número de células cancerígenas, o que atrasa o agravamento do câncer.
A bula do medicamento não refere efeitos de superdosagem, porém, em caso de toma excessiva de Ibrutinib fale com o seu médico logo que possível.
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Ibrutinib deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que ainda nesse mesmo dia. As doses de Ibrutinib nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.