Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Imescard

Bula

Para que serve?

Imescard pomada é indicado no tratamento de hemorroidas internas ou externas e suas manifestações inflamatórias, em adultos.

Imescard pílulas é indicado no tratamento da prisão de ventre e das hemorroidas, em adultos.

Posologia

Imescard pomada

Para o tratamento de hemorroidas externas, o Imescard pomada deve ser aplicado no ânus ou no reto, de manhã, após as evacuações e à noite ao deitar. No tratamento de hemorroidas internas, a pomada deve ser aplicada usando o aplicador especial que acompanha o medicamento, seguindo a mesma posologia das hemorroidas externas. Após cada utilização, deve-se retirar o aplicador, colocar a tampa na bisnaga e lavar o aplicador com água e sabão neutro.

Veja outras pomadas usadas no tratamento das hemorroidas.

Imescard pílulas

Para o tratamento da prisão de ventre, a dose recomendada de Imescard pílulas é de 1 comprimido de 8 em 8 horas, e após a regularização da função intestinal, é recomendada a administração de uma dose de manutenção, sendo aconselhada a administração de 1 comprimido à noite. No tratamento de hemorroidas a dose recomendada é de 3 comprimidos por dia. Para ajudar na eliminação de fezes, a dose recomendada é de 2 comprimidos, uma vez à noite. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água.

Contraindicação

Imescard pomada

A administração de Imescard pomada é contraindicada em pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula, em crianças e a mulheres grávidas e amamentando sem orientação médica.

Imescard pílulas

A administração de Imescard pílulas é contraindicada em crianças, mulheres grávidas ou amamentando, mulheres com sangramento do útero fora do ciclo menstrual ou menstruações abundantes. Além disso, também não deve ser usada em pessoas com alergia a algum dos componentes da fórmula, com glaucoma de ângulo fechado, hipertrofia prostática, íleo paralítico, estenose pilórica, arritmias taquicárdicas, tumor benigno da próstata, inchaço do pulmão ou com estreitamento do trato gastrintestinal e intestino.

Avisos e Cuidados

Imescard pomada

Antes de usar Imescard pomada deve-se falar com o médico caso a pessoa seja alérgica aos sulfitos, se tiver infecção local ou hemorragia, se tiver suspeitas de gravidez, mais de 40 anos ou se tiver epilepsia ou distúrbios cardíacos.

Imescard pomada pode interferir com o resultado da função pancreática se houver absorção da Benzocaína.

Imescard pílulas

Antes de iniciar o tratamento com Imescard pílulas, deve-se falar com o médico caso a pessoa tenha febre, taquicardia, atividade excessiva da glândula da tireoide, insuficiência renal ou cardíaca.

Composição

Imescard pomada

Cada 1 grama de Imescard pomada contém:

Extrato de Polygonum hydropiper (Erva-de-bicho)____75 mg

Extrato mole de Hamamelis virginiana (Hamamélis)___50 mg

Extrato mole de Davilla rugosa (Sambaíba) _________50 mg

Benzocaína ________________________________1,25 mg

Epinefrina _______________________________0,00625 mg

Fenol ________________________________________5 mg

Mentol ____________________________________0,75 mg

Glicério de amilo ______________________________ 1,0 g

Imescard pilulas

Cada drágea de Imescard pilulas contém:

Aloína ______________________________________10 mg

Atropa belladonna L. (Beladona __________________10 mg

Extrato de Polygonum hydropiper (Erva-de-bicho)____30 mg

Cephaelis ipecacuanha (Ipeca)___________________10 mg

Excipientes q.s.p ____________________________1 drágea

(Excipientes: álcool etílico, amido, lactose, povidona - polivinilpirrolidona K30, talco, breu K vivo, caulim, cera de abelha, cera de carnaúba, corante eritrosina, goma arábica pó, goma laca laranja, óleo de rícino, sacarose e metilparabeno).

Mecanismo de ação

Imescard pomada

Esta pomada tem na sua composição Erva-de-bicho, Hamamélis, Davilla rugosa, Benzocaína, Epinefrina, Fenol e Mentol, responsáveis pelas suas propriedades.

A Erva-de-bicho possui propriedades que aumentam o volume da hemorroida, e possui ação antibiótica, anti-inflamatória e anti-hiperalgésica. A Hamamélis possui propriedades dessecantes, adstringentes, anti-inflamatórias e hemostáticas locais. A Davilla rugosa possui propriedades anti-inflamatórias, anti úlcerativas, purgativas, estimulantes e tônicas. A Benzocaína atua bloqueando a iniciação e a condução dos impulsos nervosos. A Epinefrina atua produzindo vasoconstrição, o que aumenta a duração da ação anestésica e diminui o risco de toxicidade por parte da Benzocaína. O Fenol inibe o crescimento de micro-organismos presentes, agindo sobre bactérias e alguns fungos. Por fim, o Mentol é responsável por causar um aumento da espessura dos vasos e uma sensação de frio seguida de perda de sensibilidade à dor.

Imescard pílulas

Estas pílulas têm na sua composição Erva-de-bicho, Aloína, Beladona e Cephaelis ipecacuanha, responsáveis pelas suas propriedades.

A Erva-de-bicho possui ação sobre o ingurgitamento hemorroidal, enquanto que a Beladona é frequentemente usada nos espasmos intestinais ou cólicas. A Aloína que possui propriedades estimulantes dos movimentos do intestino, favorecendo a função intestinal, tendo uma ação anticonstipante, contra prisão de ventre. A Ipeca ou Cephaelis ipecacuanha favorece a secreção dos sucos digestivos e os movimentos peristálticos no tubo gastrintestinal.

Superdosagem

Imescard pomada

A aplicação excessiva de Imescard pomada pode causar eritrema ou vermelhidão, inchaço, sensação de queimação, dor, sudorese, náusea ou vômito.

Imescard pílulas

Alguns dos efeitos mais comuns que podem ocorrer após a toma excessiva de Imescard pílulas são visão borrosa contínua ou mudança na visão de perto, torpeza ou desequilíbrio, confusão, tontura contínua, sonolência severa, secura severa da boca, nariz ou garganta, batimentos cardíacos rápidos, febre, alucinações, crises convulsivas, sensação de falta de ar ou dificuldade de respirar, fala arrastada, excitação, nervosismo, inquietude ou irritabilidade não habitual, calor, ressecamento e vermelhidão da pele.