Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Armazenamento
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Inilok

Princípio Ativo: Pantoprazol magnésico di-hidratado

Tipo de Medicamento: Inibidor da produção de ácido

Bula

Para que serve?

INILOK é indicado para o tratamento das esofagites de refluxo moderadas ou graves e dos sintomas de refluxo gastroesofágico (azia e regurgitação). Também é indicado para tratamento intermitente de sintomas, de acordo com a necessidade.

Posologia

A posologia habitualmente recomendada é de um comprimido de 40 mg ao dia, antes, durante ou após o café da manhã, a menos que seja prescrito de outra maneira pelo seu médico.

A duração do tratamento fica a critério médico e depende da indicação. Na maioria dos pacientes, o alívio dos sintomas é rápido e, em geral, um período de tratamento de 4 a 8 semanas é suficiente.

INILOK destina-se a uso exclusivamente oral e os comprimidos devem ser ingeridos inteiros com um pouco de líquido.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Efeitos Colaterais

REAÇÕES INCOMUNS (ocorrem em 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Distúrbios do sono, dor de cabeça, diarreia, náusea/vômito, inchaço e distensão abdominal, dor e desconforto abdominal, boca seca, prisão de ventre, aumento nos níveis de enzimas do fígado, tontura, coceira e reações de pele (exantema, erupções cutâneas e erupções), fraqueza, cansaço e mal-estar.

REAÇÕES RARAS (ocorrem em 0,01% a 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): alterações nas células do sangue (agranulocitose), hipersensibilidade (incluindo reações e choque anafilático), aumento nos níveis de lipídios no sangue, alterações de peso, depressão, distúrbios de paladar, distúrbios visuais (visão turva), aumento nos níveis de bilirrubina, urticária, inchaço na pele ou mucosas, dor nas articulações, dor muscular, crescimento de mamas em homens, elevação da temperatura corporal, inchaço periférico.

REAÇÕES MUITO RARAS (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): alterações nas células do sangue (leucopenia, trombocitopenia, pancitopenia), desorientação.

REAÇÕES DE FREQUÊNCIA DESCONHECIDA: diminuição nos níveis de sódio/magnésio; alucinação, confusão, dano às células do fígado, icterícia, insuficiência do fígado, inflamação nos rins (nefrite intersticial), síndrome de Stevens Johnson, eritema multiforme, síndrome de Lyell, sensibilidade à luz, fratura no punho, quadril e coluna vertebral.

nforme ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Contraindicação

INILOK não deve ser usado por pacientes que apresentem alergia (hipersensibilidade) conhecida ao pantoprazol ou a quaisquer dos componentes da fórmula, ou a benzimidazóis substituídos.

Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante a amamentação sem orientação médica

Avisos e Cuidados

Alguns sintomas (p. ex. significativa perda de peso não intencional, vômitos recorrentes e ou com sangue, dificuldade para engolir, anemia ou fezes escuras) podem ser sinais de um transtorno mais grave; assim, deve-se excluir a possibilidade de malignidade na presença de qualquer desses sintomas de alarme e quando houver suspeita ou presença de úlcera gástrica, já que o tratamento com pantoprazol pode aliviar os sintomas e retardar o diagnóstico. Caso os sintomas persistam apesar de tratamento adequado, devem-se considerar investigações adicionais.

Em casos de insuficiência hepática grave, o tratamento com INILOK deve ser feito somente com acompanhamento regular de seu médico.

O tratamento com inibidores da bomba de prótons (IBP) pode estar associado a algumas condições que requerem acompanhamento médico, como : risco aumentado de infecção por Clostridium difficile, fraturas ósseas, hipomagnesemia (baixa dosagem de magnésio no sangue). Sendo assim, siga sempre as orientações de seu médico, respeitando as doses e duração do tratamento, não use medicamento sem orientação médica, pode ser perigoso para a sua saúde

Informe ao seu médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Composição

Cada comprimido revestido contém:

pantoprazol magnésico di-hidratado..............................................43,04 mg (equivalente a 40 mg de pantoprazol)

excipientes q.s.p........................................ ................................... 1 comprimido

Excipientes: carbonato de sódio, crospovidona, manitol, povidona, estearato de cálcio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, citrato de trietila, copolímero de ácido metacrílico e metacrilato de etila, laurilsulfato de sódio, polissorbato 80 e talco.

Armazenamento

Conserve o produto na embalagem original, à temperatura ambiente (15°C a 30°C), protegido da luz e umidade.

Mecanismo de ação

INILOK atua reduzindo a quantidade de ácido produzido pelo estômago inibindo uma estrutura localizada dentro de células específicas do estômago (células parietais) responsáveis pela produção de ácido clorídrico. INILOK faz parte de uma classe de bloqueadores de ácido clorídrico denominada “inibidores de bomba de prótons” (IBP).

O tratamento com INILOK deve proporcionar o desaparecimento dos sintomas de azia, dor epigástrica e regurgitação ácida.

Sua ação ocorre logo após a administração da primeira dose e o efeito máximo é cumulativo, ocorrendo por 3 dias. Após a interrupção do medicamento a produção normal de ácido é restabelecida dentro de 3 dias.

Superdosagem

A administração oral de até 80 mg de pantoprazol magnésico foi bem tolerado. No caso de ingestão de doses muito acima das recomendadas, procure imediatamente assistência médica. Não tome nenhuma medida sem antes consultar um médico. Informe ao médico o medicamento que utilizou, a quantidade e os sintomas que está apresentando.

Em caso de esquecimento

Caso tenha se esquecido de tomar uma dose, ela deve ser tomada tão logo seja lembrada. No entanto, se estiver muito perto da administração da próxima dose, não a tome; tome somente a dose seguinte e continue com o esquema posológico regular (dose única diária). Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida.

Laboratório

APSEN FARMACÊUTICA S/A