Iumi é uma pílula anticoncepcional indicada para prevenir a gravidez ou para melhorar alguns sintomas relacionados com a menstruação, como retenção de líquido, distensão abdominal, inchaço ou aumento de peso, em mulheres.
Em alguns casos, Iumi pode ser utilizada no tratamento das espinhas, em mulheres que buscam também uma proteção contraceptiva.
A dose recomendada de Iumi é de 1 comprimido por dia, de preferência sempre à mesma hora, juntamente com um pouco de líquido caso seja necessário.
A toma dos comprimidos de Iumi deve ser feita seguindo as orientações das setas desenhadas na cartela de Iumi, até que todos os 24 comprimidos tenham sido tomados. Após a toma de todos os comprimidos da cartela, deve ser feito um intervalo de 4 dias, sem a ingestão de comprimidos. Durante este tempo de descanso, deverá ocorrer um sangramento semelhante ao sangramento menstrual. Após o período de descanso, no quinto dia, deve ser iniciada uma nova cartela Iumi, e o processo deve ser repetido mensalmente.
Como usar Iumi pela primeira vez:
Deve iniciar o uso de Iumi no primeiro dia da menstruação, ou seja, no primeiro dia de sangramento. Nestes casos, a ação contraceptiva de Iumi inicia-se imediatamente, não sendo necessária a utilização de outro método contraceptivo adicional.
Deve iniciar o uso de Iumi no dia seguinte ao término da cartela do outro contraceptivo. Em caso de contraceptivo oral com comprimidos inativos, deve iniciar o uso de Iumi no dia seguinte à ingestão do último comprimido ativo do contraceptivo. Caso seja necessário, pode iniciar o uso de Iumi mais tarde, no máximo até ao dia seguinte após o intervalo de pausa do contraceptivo que estava sendo utilizado ou no dia seguinte após a tomada do último comprimido inativo do contraceptivo anterior.
Em caso de anel vaginal ou adesivo transdérmico, deve iniciar o uso de Iumi preferencialmente no dia da retirada do contraceptivo anterior, ou no máximo, no dia previsto para a próxima aplicação.
Pode interromper o uso da minipílula em qualquer dia e iniciar o uso de Iumi no dia seguinte, no mesmo horário. Junto com Iumi, é recomendado que utilize outro método contraceptivo não hormonal, como preservativo, caso tenha relação sexual nos primeiros 7 dias de uso de Iumi.
Deve iniciar o uso de Iumi na data prevista para a próxima injeção ou no dia da retirada do implante ou do SIU. Junto com Iumi, é recomendado que utilize um método contraceptivo barreira, como preservativo, caso tenha relação sexual nos primeiros 7 dias de uso de Iumi.
No período pós-parto, de acordo com indicação médica, é recomendado esperar por um ciclo menstrual normal, antes de iniciar o uso de Iumi.
Iumi está contraindicado para pacientes com historial de problemas circulatórios como trombose, historial de derrame cerebral como coágulo de sangue, historial de ataque cardíaco como angina ou dor no peito ou derrame, historial de enxaqueca, pacientes com diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos, icterícia ou doença grave do fígado, problemas ou mau funcionamento dos rins, tumor no fígado, sangramento vaginal sem explicação, ocorrência ou suspeita de gravidez, pacientes com historial de pancreatite associada com níveis altos de triglicérides no sangue, câncer e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.
Antes de usar Iumi, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, fumar, tiver diabetes, excesso de peso, pressão alta, alteração na válvula cardíaca ou alteração do batimento cardíaco, inflamação das veias, veias varicosas, historial de trombose, ataque cardíaco ou derrame, enxaqueca, epilepsia, aumento do nível sanguíneo de potássio, tiver níveis altos de colesterol ou triglicérides, historial de câncer de mama, doença do fígado ou da vesícula biliar, doença de Crohn ou colite ulcerativa, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome hemolítico-urêmica, anemia falciforme, tiver problemas que surjam pela primeira vez ou piorem durante a gravidez ou devido ao uso prévio de hormônios sexuais como, perda de audição, porfiria, herpes gestacional ou coreia de Sydenham, tiver historial de cloasma ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos diuréticos ou sem receita médica.
Durante a toma de Iumi, a possibilidade de ocorrência de gravidez aumenta a cada comprimido esquecido durante um ciclo menstrual, ou quando o contraceptivo oral é usado incorretamente. Nestas situações, deve evitar relação sexual ou utilizar adicionalmente métodos contraceptivos não hormonais, como preservativo ou outro método de barreira. Além disso, não deve usar métodos da tabelinha ou da temperatura, pois esses métodos podem falhar, uma vez que os contraceptivos hormonais modificam as variações de temperatura e do muco cervical do ciclo menstrual.
Iumi é apenas um contraceptivo oral é indicado para prevenção da gravidez, sendo que, não protege contra as infecções causadas pelo vírus HIV ou contra outras doenças sexualmente transmissíveis como clamídia, herpes genital, gonorreia, hepatite B, papiloma vírus humano - HPV ou sífilis.
Durante o tratamento com Iumi, caso sinta sintomas como inchaço do rosto, língua ou faringe, dificuldade para engolir ou urticária com dificuldade para respirar ou outros sintomas não relacionados, deve interromper a toma e consultar o médico.
Durante o tratamento com contraceptivos orais como Iumi existe o risco de trombose, coágulos sanguíneos, coágulos arteriais e venosos, embolia, ataque cardíaco ou derrame.
Iumi por cada comprimido revestido contém:
Drospirenona ___________________________________ 3 mg
Etinilestradiol _________________________________ 0,02 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: povidona, lactose monoidratada, amido, croscarmelose sódica, corante amarelo quinolina laca nº 10, estearato de magnésio, hipromelose e macrogol).
Iumi é um contraceptivo oral que contém dois hormônios femininos, drospirenona e etinilestradiol, em baixas doses, sendo por isso considerado um contraceptivo hormonal de baixa dose.
Os hormônios presentes em Iumi, previnem a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que, os mais importantes incluem a inibição da ovulação e as alterações que ocorrem no muco cervical do colo uterino.
Em caso de toma excessiva de Iumi, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.