Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Armazenamento
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Keytruda

Princípio Ativo: pembrolizumabe

Bula

Para que serve?

O Keytruda é indicado para o tratamento do melanoma em adultos e crianças, câncer de pulmão de células não pequenas em adultos, câncer de cabeça e pescoço chamado de carcinoma de cabeça e pescoço de células escamosas em adultos, câncer chamado carcinoma urotelial em adultos, que inclui o câncer de bexiga, câncer de estomâgo chamado adenocarcinoma gástrico ou da junção gastroesofágica em adultos, câncer esofágico em adultos, Linfoma de Hodgkin clássico em adultos e crianças com idade igual ou superior a 3 anos, Linfoma de Grandes Células B Primário do Mediastino em adultos e crianças, câncer de rim chamado carcinoma de células renais em adultos, um tipo de câncer em adultos que é demonstrado por um teste laboratorial como sendo de instabilidade microssatélite alta (MSI-H) ou de deficiência nas enzimas de reparo (dMMR) no cólon ou no reto (chamado câncer colorretal), útero (chamado câncer endometrial), estômago (chamado câncer gástrico), intestino delgado (chamado câncer de intestino delgado) ou ducto biliar ou vesícula biliar (chamado câncer do trato biliar), câncer uterino chamado de câncer endometrial em mulheres adultas; câncer chamado câncer de mama triplo-negativo em adultas, câncer cervical e também conhecido como câncer do colo do útero, em mulheres adultas, carcinoma cutâneo de células escamosas.


KEYTRUDA é recebido por pessoas cujo câncer se espalhou ou não pode ser retirado por cirurgia.

KEYTRUDA é recebido por pessoas que fizeram cirurgia para remover o melanoma, câncer de pulmão de células não pequenas, ou carcinoma de células renais para ajudar a prevenir que o câncer retorne (tratamento adjuvante).

As pessoas recebem KEYTRUDA antes da cirurgia para tratar o câncer de mama triplo negativo e, em seguida, continuam o tratamento com KEYTRUDA após a cirurgia para ajudar a prevenir o retorno do câncer.

Posologia

KEYTRUDA será administrado em você em um hospital ou clínica sob a supervisão de um médico experiente no tratamento de câncer.

A dose recomendada de KEYTRUDA em adultos é 200 mg a cada 3 semanas ou 400 mg a cada 6 semanas.

A dose recomendada de KEYTRUDA em crianças com Linfoma de Hodgkin clássico e melanoma é 2 mg/kg (máxima de 200 mg) a cada 3 semanas.

O seu médico administrará KEYTRUDA por infusão na sua veia (IV) durante aproximadamente 30 minutos.

O seu médico decidirá a frequência do seu tratamento.

Efeitos Colaterais

Muito comuns (podem afetar mais de 10% dos pacientes): redução do número de glóbulos vermelhos, redução da atividade da glândula tireoide, apetite reduzido, dor de cabeça, falta de ar; tosse, diarreia; dor de estômago; náusea; vômitos; constipação, coceira; erupção cutânea (vermelhidão na pele), dor nos músculos e ossos; dor nas articulações, sensação de cansaço; cansaço ou fraqueza incomum; inchaço; febre.

Comuns (podem afetar entre 1% e 10% pacientes): infecção no pulmão; redução do número de plaquetas (hematomas ou hemorragias ocorrendo mais facilmente); redução do número de glóbulos brancos (neutrófilos, linfócitos); reações relacionadas à infusão do medicamento; atividade excessiva da glândula tireoide; fogacho; redução do sódio, potássio ou cálcio no sangue; problemas para dormir; tontura; inflamação dos nervos causando dormência; fraqueza; formigamento ou sensação de queimação nos braços e pernas; falta de energia; alterações no paladar; olhos secos; ritmo anormal do coração; pressão alta; inflamação dos pulmões; inflamação dos intestinos; boca seca; inflamação do fígado; erupção vermelha elevada, às vezes com bolhas; inflamação da pele; perda de cor em partes da pele; pele seca com coceira; perda de cabelo; problema de pele tipo acne; dor ou sensibilidade muscular; dor nos braços ou pernas; dor nas articulações com inchaço; doença tipo gripe; calafrios; aumento dos níveis de enzimas do fígado no sangue; aumento de cálcio no sangue; teste de função renal anormal.

Incomuns (podem afetar entre 1% e 0,1% dos pacientes): redução do número de glóbulos brancos (leucócitos); resposta inflamatória contra plaquetas; aumento do número de células brancas do sangue (eosinófilos); uma desordem imunológica que pode afetar os pulmões, pele, olhos e/ou linfonodos (sarcoidose); diminuição da secreção de hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais; inflamação da glândula pituitária situada na base do cérebro; inflamação da tireoide; diabetes tipo 1, incluindo cetoacidose diabética; uma condição na qual os músculos se tornam fracos e cansam facilmente; convulsão; inflamação nos olhos; dor, irritação, coceira ou vermelhidão nos olhos; sensibilidade desconfortável à luz; visualização de manchas; inflamação do músculo do coração, que pode apresentar falta de ar, batimentos cardíacos irregulares; sensação de cansaço ou dores no peito; acúmulo de fluido ao redor do coração; inflamação da cobertura do coração; inflamação do pâncreas; inflamação do estômago; ferida que se desenvolve no interior do revestimento de seu estômago ou na parte superior do seu intestino delgado; crescimento de pele espessa, algumas vezes escamosa; pequenas elevações, caroços ou feridas na pele; alteração na coloração do cabelo; inflamação da bainha que circunda os tendões; inflamação dos rins; aumento do nível de amilase, uma enzima que quebra o amido.

Contraindicação

O Keytruda não deve ser usado em casos de alergia ao pembrolizumabe, que é a substância ativa do medicamento, ou a qualquer um dos componentes do produto.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Keytruda, deve-se falar com o médico caso a pessoa esteja grávida ou a amamentar, tiver problemas ou doenças do sistema imune, como doença de Crohn, colite ulcerativa ou lúpus, se fez algum transplante, tiver problemas nos pulmões ou no fígado, ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Keytruda é um medicamento que atua trabalhando com o sistema imune, o que pode fazer com que este ataque os órgãos normais, podendo afetar a forma como eles funcionam. Por isso, durante o tratamento, caso apareçam sinais e sintomas nos pulmões, no intestino ou no fígado, que torna a urina escura e provoca sangramento e manchas roxas na pele, deve-se informar o médico.

Também se deve consultar o médico caso haja alterações no peso, do ritmo cardíaco, caso haja um aumento da quantidade de urina, perda de cabelo, prisão de ventre, dor e fraqueza muscular, tontura, sensação de desmaio, dor de cabeça, urticária, alterações na visão, dor nas juntas, arrepios, urticária, coceira, vermelhidão, tontura ou febre.


Informe ao seu médico todos os medicamentos que você toma, incluindo os medicamentos de venda sob prescrição e os isentos de prescrição, suplementos de vitaminas e fitoterápicos. Se você toma outros medicamentos que enfraquecem o seu sistema imunológico, por exemplo, esteroides como a prednisona. Esses medicamentos podem interferir no efeito de KEYTRUDA. Entretanto, uma vez que você esteja sendo tratado com KEYTRUDA, seu médico pode lhe prescrever corticosteroides para reduzir os efeitos colaterais que você possa apresentar devido a KEYTRUDA.

Composição

Por cada ml de solução para injeção, Keytruda contém:

Pembrolizumabe _______________________________ 25 mg
Excipientes _____________________________________ 1 ml
(Excipientes: histidina, cloridrato de histidina monoidratado, polissorbato 80, sacarose e água para injeção).

Armazenamento

Conservar sob refrigeração (entre 2 e 8°C). Proteger da luz. Não congelar. Não agitar.

Mecanismo de ação

KEYTRUDA atua para ajudar o seu sistema imunológico a lutar contra o câncer.

Superdosagem

Keytruda é um medicamento que apenas deve ser administrado por um médico, enfermeiro ou profissional de saúde treinado, pelo que, a sua administração excessiva é pouco provável, mas caso aconteça, deve-se procurar rapidamente socorro médico.

Em caso de esquecimento

Ligue para o seu médico imediatamente para reagendar a sua consulta. É muito importante que você não perca nenhuma dose deste medicamento.

Laboratório

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda.