Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Kollagenase

Bula

Para que serve?

Kollagenase pomada é indicada para feridas na pele, no tratamento da dor e sangramento, ajudando também na sua limpeza, em adultos e crianças.

Kollagenase com Cloranfenicol pomada é indicada para feridas na pele, para o tratamento da dor e limpeza de lesões de difícil cura, ulcerações e necroses, em adultos e crianças.

Para o tratamento de feridas ginecológicas existe a versão Gino Kollagenase ou Gyno Iruxol.

Posologia

Kollagenase pomada e Kollagenase com Cloranfenicol

  • Aplicar cerca de 2 mm de pomada, 1 a 2 vezes por dia, de acordo com indicação médica. A duração do tratamento e o tipo de creme a utilizar na ferida, Kollagenase pomada ou Kollagenase com Cloranfenicol, devem ser indicados pelo seu médico.

Kollagenase pomada e Kollagenase com Cloranfenicol devem ser administradas do seguinte modo: começar por remover o curativo e toda a área de tecido necrosado que se encontre desprendida, com o auxilio de uma gaze embebida em soro fisiológico. Seguidamente, limpar a lesão com solução fisiológica e secar parcialmente a ferida. Por fim, aplicar uniformemente cerca de 2 mm de Kollagenase pomada ou Kollagenase com Cloranfenicol pomada e, caso seja necessário, voltar a cobrir a ferida.

Contraindicação

Kollagenase pomada está contraindicada para pacientes com alergia à Colagenase ou a outros componentes da fórmula. Além disso, Kollagenase com Cloranfenicol está também contraindicado para pacientes com doença hematológica, como doenças da medula óssea ou icterícia hemolítica, para pacientes com queimaduras extensas e para pacientes com alergia ao Cloranfenicol.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Kollagenase, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver diabetes, gangrenas secas, tiver um estado de saúde debilitado ou se estiver a tomar outros medicamentos ou a aplicar outros remédios ou pomadas no local.

Durante o tratamento com Kollagenase, é recomendado que mantenha uma higiene pessoal rigorosa e que nunca interrompa o tratamento sem conhecimento do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Composição

Kollagenase pomada por cada grama contém:

Colagenase ___________________________________ 0,6 U
Veículo ________________________________________ 1 g
(Veículo: vaselina líquida, vaselina sólida).

Kollagenase com Cloranfenicol pomada por cada grama contém:

Colagenase ___________________________________ 0,6 U
Cloranfenicol _________________________________ 0,01 g
Veículo ________________________________________ 1 g
(Veículo: vaselina líquida, vaselina sólida).

Mecanismo de ação

Kollagenase é um medicamento que tem na sua composição Colagenase e Cloranfenicol, substâncias usadas no desbridamento de feridas superficiais, que promovem a limpeza enzimática das áreas afetadas, limpando assim os tecidos necrosados e crostas.

A Colagenase é também responsável por contribui para a formação de tecido de granulação e consequente reepitelização de úlceras da pele e de áreas gravemente queimadas, ajudando assim na cicatrização de feridas.

O Cloranfenicol é um antibiótico bacteriostático de amplo espectro, eficaz contra infecções bacterianas secundárias locais, que podem muitas vezes estar presentes na ferida, dificultando a cicatrização.

Geralmente, a limpeza completa da lesão ocorre após 1 a 14 dias de tratamento. Após aplicação, Kollagenase começa a fazer efeito passadas 8 a 12 horas da aplicação, e o seu efeito tem uma duração de cerca de 24 horas.

Superdosagem

Em caso de aplicação excessiva ou ingestão acidental de Kollagenase, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.