Labirin é indicado para a tontura, perda de audição e zumbido e para o síndrome de Menière, no tratamento de sintomas como vertigem com náusea e vômito.
A dose inicial recomendada de Labirin para adultos é de 1 comprimido de Labirin 8 mg, 3 vezes por dia. Mais tarde, de acordo com os resultados obtidos, a dose pode ser aumentada para 6 comprimidos de Labirin 8 mg ou 3 comprimidos de Labirin 16 mg ou 2 comprimidos de Labirin 24 mg, por dia, nunca excedendo a dose máxima de 48 mg por dia. Geralmente, de acordo com indicação médica, a duração do tratamento com Labirin varia de 2 a 3 meses, podendo o tratamento ser repetido sempre que necessário.
Antes de tomar Labirin deve comer e depois engolir os comprimidos, sem partir ou mastigar, com um copo de água.
Labirin está contraindicado para mulheres grávidas ou amentando, pacientes com úlceras ativas no estômago ou duodeno, câncer ou tumor benigno nas células cromafins ou asma e para pacientes com alergia ao Dicloridrato de Betaistina ou a outros componentes da fórmula.
Antes de usar Labirin, deverá falar com o seu médico se estiver a pensar engravidar, tiver historial de úlcera no estômago ou duodeno ou se estiver a tomar outros medicamentos.
O tratamento com Labirin nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.
Labirin 8 mg
Cada comprimido de Labirin 8 mg contém:
Dicloridrato de Betaistina ________________________ 8 mg
Excipientes ____________________________ 1 comprimido
(Excipientes: Lactose, Amido, Polivinilpirrolidona, Fosfato tricálcico, Dióxido de silício coloidal, Estearato de magnésio, Croscarmelose sódica).
Labirin 16 mg
Cada comprimido de Labirin 16 mg contém:
Dicloridrato de Betaistina _______________________ 16 mg
Excipientes ____________________________ 1 comprimido
(Excipientes: Lactose, Amido, Polivinilpirrolidona, Fosfato tricálcico, Dióxido de silício coloidal, Estearato de magnésio, Croscarmelose sódica).
Labirin 24 mg
Cada comprimido de Labirin 24 mg contém:
Dicloridrato de Betaistina _______________________ 24 mg
Excipientes ____________________________ 1 comprimido
(Excipientes: Lactose, Amido, Polivinilpirrolidona K30, Fosfato tricálcico, Dióxido de silício coloidal, Estearato de magnésio, Croscarmelose sódica).
Labirin é um medicamento que tem na sua composição Dicloridrato de Betaistina, um composto responsável por produzir uma maior vasodilatação e um aumento do fluxo sanguíneo, diminuindo assim a frequência e a severidade dos ataques de vertigem. É também responsável por melhorar a função cognitiva em idosos e aumenta o fluxo de sangue em pacientes com doença degenerativa.
O tempo de meia-vida de eliminação de Labirin é de 3,5 h, e após 24 horas o fármaco é completamente eliminado do organismo.
Em caso de toma excessiva de Labirin, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos sintomas associados à toma excessiva de Labirin podem ser náusea, sonolência e dor abdominal.
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Labirin deve saltar a dose esquecida, e esperar pelo horário da dose seguinte. As doses de Labirin nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.