Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
‌

Lacrifilm

Bula

Para que serve?

Lacrifilm é um colírio indicado para aliviar a irritação, ardor e secura dos olhos, muitas vezes provocadas pela exposição ao vento, sol, calor, ar seco ou desconforto associado à utilização de lentes de contato.

Posologia

A dose recomendada de Lacrifilm é de 1 ou 2 gotas em cada olho.

Consoante os sintomas exibidos ou consoante sinta necessidade, pode-se repetir a aplicação de Lacrifilm tantas vezes quantas forem necessárias.

Contraindicação

A administração de Lacrifilm é contraindicada em pessoas com alergia à Carmelose Sódica ou a outros componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Durante o tratamento com Lacrifilm, se a vermelhidão ou a irritação dos olhos persistir ou em caso de aparecimento de dor ou alterações da visão, deve-se interromper a utilização do produto e consultar o médico ou oftalmologista.

Composição

Cada 1 mL de Lacrifilm solução oftálmica estéril 5 mg/ml contém:

Carmelose Sódica ______________________________ 5,0 mg

Excipientes_________________________________q.s.p. 1 mL

(Excipientes: fosfato de sódio monobásico, cloreto de sódio, ácido clorídrico, ácido bórico, perborato de sódio, água para injetáveis).

Mecanismo de ação

Lacrifilm é um produto com composição muito semelhante à composição das lágrimas naturais e o seu princípio ativo, a Carmelose Sódica, tem a propriedade de se combinar com a lágrima natural, proporcionando assim um alivio imediato do ardor, irritação e secura dos olhos.

Superdosagem

Não são conhecidos efeitos de superdosagem associados à administração excessiva de Lacrifilm, no entanto, em caso uso de grande quantidade deste medicamento devem-se lavar os olhos com água corrente e ir ao hospital mais próximo, o mais rápido possível, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento da administração de Lacrifilm, deve-se retomar a administração da solução oftálmica logo que seja lembrada, seguindo normalmente os intervalos de horários entre as aplicações até o final do dia.

No dia seguinte, pode-se voltar a administrar a solução oftálmica nos horários regulares.