Bula
Para que serve?
Lacto Purga é indicado nos casos de constipação intestinal. No preparo para procedimentos diagnósticos, no pré e pós-operatório e em condições que exigem uma evacuação facilitada.
Posologia
Adultos: em geral, 2 comprimidos ao deitar. Nos casos rebeldes, a dose poderá ser aumentada para 3 ou 4 comprimidos.Crianças: acima de 4 anos, 1 comprimido ao deitar. Os comprimidos devem ser deglutidos inteiros, sem mastigar, com água suciente; podem ser administrados estando o estômago cheio ou vazio. Administrado à noite sem perturbar o sono, Lacto Purga atua cerca de 10 horas depois, provocando, pela manhã, uma ou duas evacuações. Quando o medicamento é ingerido pela manhã, em jejum, o seu efeito ocorre mais cedo, após 6 ou 7 horas.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
Contraindicação
Lacto Purga é contra-indicado nos casos de íleo-paralítico, obstrução intestinal, quadros abdominais agudos, como apendicite aguda, doenças inflamatórias agudas do intestino e dor abdominal grave associada com náusea e vômito, que podem ser sintomas de problemas mais graves. Lacto Purga também é contra-indicadoem casos de intensa desidratação e em paciente com hipersensibilidade ao bisacodil ou a qualquer outro componente da fórmula. É contra-indicado em problemas hereditários raros que podem ser incompatíveis com excipientes do produto.
Veja quando não se deve tomar laxantes e quais os riscos.
Avisos e Cuidados
Como ocorre com todos os laxantes, Lacto Purga não deve ser utilizado diariamente por período prolongado sem investigar a causa da constipação. O uso excessivamente prolongado pode causar um desequilíbrio eletrolítico e hipocalemia, podendo precipitar o aparecimento de constipação de rebote. Há relatos de tontura e/ou síncope em pacientes tratados com Lacto Purga. Os dados disponíveis nestes casos sugerem que os eventos podem ser relacionados com a sí ncope da defecação (ou síncope atribuível ao esforço para defecar), ou com a resposta vasovagal à dor abdominal que pode estar relacionada à constipação que induziu o paciente a recorrer ao uso de um laxativo, e não necessariamente ao uso do LACTOPURGA. Crianças não devem utilizar LACTOPURGA sem orientação médica.
Pacientes idosos: não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes maiores de 65 anos de idade.
NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
Composição
Cada comprimido revestido contém: bisacodil (DCB 1287) 5 mg
excipienteq.s.p. 1 comprimidorevestido - lactose, celulose microcristalina, estearatode magnésio, talco, dióxidode titânio, copolímero metacrilato, citrato de trietila, macrogol, álcool isopropílico e corante óxido de ferro amarelo.
Atenção diabéticos: contém açúcar.
Superdosagem
Sintomas: no caso da administração de altas doses, podem ocorrer diarréia, cólicas e uma perda clinicamente significante de potássio e de outros eletrólitos. Assim como os outros laxantes, superdose crônica com Lacto Purga pode causar diarréia crônica, dor abdominal, hipocalemia, hiperaldosteronismo secundário e cálculo renal. Há relatos de dano tubular renal, alcalose metabólica e fraqueza muscular secundária à hipocalemia em associação com o uso crônico de laxantes em altas doses.
Tratamento: dentro de um curto período após ingestão dos comprimidos revestidos, a absorção pode ser minimizada ou impedida pela indução de vômito ou lavagem gástrica.
Pode haver necessidade de reposição de líquidos e correção do desequilíbrio eletrolítico. Estamedida é particularmente importante nos pacientes idosos, assim como nos mais jovens.
A administração de antiespasmódicos pode ser útil.