Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório
‌

Leite De Magnésia

Princípio Ativo: Hidróxido de Magnésio

Tipo de Medicamento: Antiácido

Bula

Para que serve?

Leite de Magnésia de Phillips é indicado para o para o tratamento da prisão de ventre ocasional, alívio de azia, má digestão, excesso de acidez do estômago e pode ser usado como laxante e antiacido.

Uso Adulto e Pediátrico - Uso Oral

Posologia

Quando o leite de magnésia é usado como laxante, a dose recomendada de Leite de Magnésia para adultos é de 2 a 4 colheres de sopa, 30 a 60 mL. Para crianças dos 6 aos 11 anos, a dose recomendada é de 1 a 2 colheres de sopa, 15 a 30 mL, e para crianças dos 2 aos 5 anos é de 1 colher de sopa, 5 a 15 mL. Leite de Magnésia deve ser administrado 1 vez ao dia, nunca excedendo a dose máxima diária de 3 colheres de sopa, cerca de 45 ml. Como antiacido, Leite de Magnésia nunca deve ser administrado por mais de 14 dias seguidos.

Quandoo leite de magnésia é usado como antiacido, a dose recomendada de Leite de Magnésia para adultos e crianças com mais e 12 anos é de 1 colher de sopa, 5 a 15 ml, podendo a dose ser repetida se necessário, mas nunca excedendo a dose máxima recomendada de 3 colheres de sopa, 45 ml, por dia. Para crianças dos 2 aos 11 anos, a dose recomendada é de 1 colher de chá, 5 ml, nunca excedendo a dose máxima diária recomendada para crianças de 30 ml, 2 colheres de sopa ou 6 colheres de chá. Como laxante, Leite de Magnésia nunca deve ser administrado por mais de 3 dias seguidos.

Leite de Magnésia deve ser administrado oralmente, nas doses recomendadas e caso seja necessário pode ser diluído em água.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Leite de Magnésia são a diarréia ou a dor adbominal persistente, pelo que, em caso de aparecimento de algum destes sintomas deve interromper o tratamento e procurar orientação médica.

Contraindicação

A ingestão de Leite de Magnésia é contraindicada se for alérgico a qualquer componente da fórmula ou em caso de doença dos rins.

Veja quando não se deve tomar laxantes e quais os riscos.

Avisos e Cuidados

Antes de tomar Leite de Magnésia deverá falar com o seu médico ou farmacêutico se: tiver doença nos rins, estiver grávida ou amamentando, tiver dor abdominal persistente ou caso se encontre a tomar outros medicamentos, como poliestireno, sulfonato de sódio, ibuprofeno, penicilamina, bifosfonatos, cetoconazol ou tetraciclina ou outros.

A ingestão de Leite de Magnésia não é aconselhada para crianças com menos de 2 anos.

Durante o tratamento com Leite de Magnésia é aconselhada a ingestão de muitos líquidos.

Mecanismo de ação

O Leite de Magnésia é composto maioritariamente por hidróxido de magnésio, responsável por diminuir a acidez no estomago. Quando usado como laxante, o Leite de Magnésia aumenta a retenção de água no interior do intestino, amolecendo assim as fezes e promovendo a movimentação intestinal.

Superdosagem

A ingestão excessiva de Leite de Magnésia pode causar os seguintes sintomas: irritação do estômago e do intestino ou diarreia. Também podem ocorrer sintomas de intoxicação por magnésio, que incluem: náuseas, vômito, rubor, sede, pressão baixa, sonolência, confusão mental, perda de reflexos e fraqueza muscular, depressão respiratória, arritmia cardíaca, coma e parada cardíaca. Em caso de superdosagem de Leite de Magnésia deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Laboratório

GlaxoSmithKline Brasil:

GlaxoSmithKline Brasil Ltda. - Estrada dos Bandeirantes, 8464 – Rio de Janeiro - RJ – Brasil; – Indústria Brasileira; CNPJ 33.247.743/0001-10; - SAC 08000211529​