É usado para tratar diversos tipos de hipotireoidismo e aumento de tamanho da tireoide.
A dosagem varia de acordo com o grau de hipotireoidismo, idade do paciente e tolerância ao tratamento, devendo ser indicadas pelo endocrinologista.
A posologia no adulto para tratar hipotireoidismo deve ser 50 mcg/dia, que serão aumentadas de acordo com as condições cardiovasculares da pessoa.
No recém-nascido, a dose inicial deverá ser de 5 a 6 mcg/kg/dia em função da dosagem dos hormônios circulantes. Na criança, a posologia deve ser estabelecida em função dos resultados das dosagens hormonais e, em geral, é de 3 mcg/kg/dia.
É contraindicado em caso de alergia a qualquer componente da fórmula, infarto do coração recente, histórico de níveis de hormônio tireoide elevados, insuficiência da glândula suprarrenal e hipertireoidismo não tratado.
Mulheres grávidas ou que estejam a amamentar, devem consultar o médico antes de iniciar o medicamento para avaliar os efeitos sobre a idade gestacional do bebê.
No caso de existir histórico de doença do coração, pressão alta, insuficiência da glândula suprarrenal, falta de apetite, tuberculose, asma ou diabetes, deve-se fazer o tratamento com precaução.
Em recém-nascidos prematuros com baixo peso, o início da terapia com levotiroxina deve ser realizado com extrema cautela.
O uso de levotiroxina pode estar associado a risco de perda óssea, com consequente desenvolvimento de osteoporose e fraturas.
Cada comprimido pode conter:
Levotiroxina sódica ________________ 25 mcg, 50 mcg, 75 mcg, 88 mcg, 100 mcg, 112 mcg, 125 mcg, 150 mcg, 175 mcg ou 200 mcg
Excipiente _______________________________ comprimido
(Excipientes: amido de milho, croscamelose sódica, estearato de magnésio, gelatina, lactose monoidratada).
Levotiroxina sódica contém na sua fórmula levotiroxina que vai atuar no organismo de forma a repôr a falta de hormônio da tireoide.
Em caso de superdosagem podem surgir convulsões, arritmias cardíacas ou diminuição do batimento do coração, devendo-se ir para o hospital com urgência para consultar imediatamente o médico.