Bula
Para que serve?
Tratamento dos transtornos da menopausa natural ou cirúrgica, como fogachos, sudorese, irritabilidade e atrofia da mucosa urogenital. Melhora a dispareunia, a libido e o humor. Prevenção e tratamentos da osteoporose pós-menopausa.
Posologia
A dose usual é 2,5 mg, 1 comprimido ao dia, administrado, de preferência, no mesmo horário.
Contraindicação
Gravidez; tumores estrógeno-dependentes comprovados ou suspeitos, distúrbios cardiovasculares ou cerebrovasculares, sangramento vaginal sem diagnóstico e distúrbios hepáticos graves.
Avisos e Cuidados
A tibolona pode causar irregularidades do ciclo e inibição da ovulação em mulheres. Devem ser monitorados: - Pacientes diabéticas: a tibolona pode diminuir a tolerância à glicose e aumentar a necessidade de drogas antidiabéticas ou insulina. Pacientes enxaquecosas, de disfunção renal ou hepática, de hipercolesterolemia, pois podem ocorrer alterações nesses quadros. Não deve ser usado como anticoncepcional.
Superdosagem
Não se tem informação de intoxicação grave com tibolona. a toxidade oral da substância é muito baixa. caso ocorra superdosagem informe imediatamente ao médico para, se necessário, adotar tratamento de suporte.